Operação Harem BR: PF prende acusados de exploração sexual

Publicado em 27/04/2021 - 14:27 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A operação Harem BR, da Polícia Federal, cumpriu nesta terça-feira (27) mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva contra um grupo criminoso que traficava mulheres para exploração sexual. Cinco desses mandados de prisão foram incluídos na lista da Interpol por estarem em outros países.

A operação é um desdobramento da operação Nascostos, que investigava um grupo de estelionatários que praticava fraudes na internet através da clonagem de cartões de crédito. Nessa operação foram descobertas compras de passagens aéreas para 2 mulheres que viajaram para Doha, no Catar. Ao serem descobertas, elas relataram que eram vítimas de exploração sexual e cerceamento de direitos.

Posteriormente, os investigadores descobriram centenas de vítimas de exploração sexual, a maioria de São Paulo. Entre elas, havia menores de 18 anos. Um dos presos hoje, em Foz do Iguaçu, teria mantido relações com menores. A rede de aliciadores era vasta, há suspeitas de aliciamento em concursos de misses dos estados, mas o trabalho principal era feito nas redes sociais.

Após o aliciamento, as mulheres viajavam para um determinado país e muitas delas sofriam pressão psicológica para estender a estadia e continuar o serviço de prostituição.

De acordo com estimativas dos delegados, pelos serviços, elas poderiam conseguir em uma única viagem até 50 mil euros. Após o período de exploração, que poderia durar semanas ou meses, todas elas retornavam ao Brasil. A investigação apurou que na lista de países para onde elas podiam ser levadas está o Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar ou Austrália.

Além disso, há indícios de que a quadrilha tenha se utilizado de documentos falsos para realização das viagens dessas mulheres. Os criminosos vão responder pelos crimes de tráfico de mulheres, favorecimento de prostituição de vulneráveis e falsidade ideológica. 

 

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo
Saúde

23 anos da venda de genéricos: saiba o que mudou nesse período

A iniciativa revolucionou o comércio de remédios, favoreceu o acesso a preços mais baixos, mas sem perder a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem céu claro, temperatura entre 7 e 21º C.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil para esta sexta-feira (20)

Vitória, no Espírito Santo, tem previsão de céu claro, termômetros marcam temperatura entre 16 e 25º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Curitiba, no Paraná, tem previsão de céu claro, temperatura mínima de 3 e máxima de 15º C.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Fortaleza, no Ceará, apresenta nesta sexta-feira (20) céu encoberto com chuvisco pela manhã, passando a encoberto no resto do dia.

Baixar arquivo