Proposta de melhoria do BRT do Rio deve ser votado na quinta

Publicado em 06/04/2021 - 20:00 Por Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O investimento de recursos da prefeitura  para a melhoria do sistema de BRT no Rio de Janeiro, deverá ser votado nesta quinta-feira. O projeto de lei já havia sido encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes à Câmara de Vereadores para ser debatido, mas saiu de pauta na sessão desta terça-feira. O modal de transporte está sob intervenção desde o dia 22 de março.

A proposta autoriza que a prefeitura aporte verbas no sistema enquanto durar a intervenção, que tem prazo até o início de setembro, quando deverá ser feita uma nova licitação para definir o novo operador.

Um dos artigos do projeto determina que a atual concessionária, a BRT Rio S/A, deverá compensar a prefeitura pelos investimentos que serão feitos no período.

Na última reunião sobre o assunto, o presidente da Câmara,  vereador Carlo Caiado, solicitou uma estimativa dos custos que serão assumidos pelo município. Foi apresentado o diagnóstico do sistema feito pela prefeitura nas últimas semanas, que mostrou o sucateamento do BRT.

Segundo o relatório, dos 297 ônibus articulados existentes, apenas 120 estão em operação, ou seja, 40% do total. Da frota restante, 56 foram considerados totalmente inoperantes e 121 retidos por problemas técnicos. A prefeitura pretende chegar a 241 veículos em funcionamento em 180 dias, com o aumento gradual da frota a cada mês.

Das 46 estações que estão fechadas, 15 devem ser recuperadas logo de início e as restantes numa segunda etapa da intervenção.

Na parte financeira, o sistema sofreu o impacto do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O BRT teve uma queda de 43% nas receitas em janeiro de 2021 quando comparado com o mesmo mês de 2020. Foram 12 milhões de reais neste ano, contra 21,9 milhões em igual período do ano anterior. 

Edição: Beatriz Arcoverde/ Sheily Noleto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo