Proposta de melhoria do BRT do Rio deve ser votado na quinta

Publicado em 06/04/2021 - 20:00 Por Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O investimento de recursos da prefeitura  para a melhoria do sistema de BRT no Rio de Janeiro, deverá ser votado nesta quinta-feira. O projeto de lei já havia sido encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes à Câmara de Vereadores para ser debatido, mas saiu de pauta na sessão desta terça-feira. O modal de transporte está sob intervenção desde o dia 22 de março.

A proposta autoriza que a prefeitura aporte verbas no sistema enquanto durar a intervenção, que tem prazo até o início de setembro, quando deverá ser feita uma nova licitação para definir o novo operador.

Um dos artigos do projeto determina que a atual concessionária, a BRT Rio S/A, deverá compensar a prefeitura pelos investimentos que serão feitos no período.

Na última reunião sobre o assunto, o presidente da Câmara,  vereador Carlo Caiado, solicitou uma estimativa dos custos que serão assumidos pelo município. Foi apresentado o diagnóstico do sistema feito pela prefeitura nas últimas semanas, que mostrou o sucateamento do BRT.

Segundo o relatório, dos 297 ônibus articulados existentes, apenas 120 estão em operação, ou seja, 40% do total. Da frota restante, 56 foram considerados totalmente inoperantes e 121 retidos por problemas técnicos. A prefeitura pretende chegar a 241 veículos em funcionamento em 180 dias, com o aumento gradual da frota a cada mês.

Das 46 estações que estão fechadas, 15 devem ser recuperadas logo de início e as restantes numa segunda etapa da intervenção.

Na parte financeira, o sistema sofreu o impacto do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O BRT teve uma queda de 43% nas receitas em janeiro de 2021 quando comparado com o mesmo mês de 2020. Foram 12 milhões de reais neste ano, contra 21,9 milhões em igual período do ano anterior. 

Edição: Beatriz Arcoverde/ Sheily Noleto

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo