Rio vai integrar sistemas BRT e VLT para melhorar mobilidade

Publicado em 07/04/2021 - 15:43 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, planos para integração entre VLT e BRT na Zona Portuária da cidade. Durante a apresentação das próximas ações de intervenção no sistema dos ônibus articulados, o prefeito Eduardo Paes disse que a meta é contar com uma frota de 241 desses veículos até setembro.

Paes também anunciou a criação de um terminal do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, junto à Rodoviária Novo Rio, uma das principais portas de entrada da cidade. Dessa forma, a via expressa Transbrasil, que liga a zona Oeste à rodoviária, no centro do Rio, seria integrada ao VLT. A ideia é facilitar a mobilidade para quem se dirige ou sai da região central.

Durante o encontro, o prefeito admitiu o atraso nas obras do corredor Transbrasil, mas disse que a expectativa de conclusão até 2022 se mantém.Também presente no evento, a Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, informou que a prefeitura está revendo outros detalhes do projeto da via expressa.

Dos 297 ônibus articulados existentes, apenas 120 estão circulando. Os demais, ou estão inoperantes, ou precisam de um prazo longo de recuperação. A chefe da intervenção no BRT, Claudia Secin, explicou que o foco, nesse primeiro momento, são os veículos que precisam de pouco investimento para voltar a funcionar.

A intervenção no BRT, anunciada no dia 3 de março, deve se estender até a conclusão de uma nova licitação, processo que ainda não tem data definida.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Vitória Elizabeth

Últimas notícias
Geral

Tribunal de Contas pede documentos sobre privatização da Sabesp

Documentação apresentada pelo governo estadual não contém o cumprimento das condições estabelecidas no termo que foi assinado entre a prefeitura de São Paulo e a gestão estadual.

Baixar arquivo
Segurança

Presos são transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima

A transferência segue um rodízio periódico e tem como objetivo enfraquecer as lideranças do crime organizado. Por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos, nem detalhes das operações

Baixar arquivo
Segurança

Mais policiais e cão farejador reforçam busca por fugitivos no RN

Uma equipe do Mato Grosso foi para Mossoró com dois agentes e um cão treinado para buscas e captura de humanos. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre tem 19 municípios em situação de emergência por causa das cheias

O Rio Acre, na capital, chegou a 17,68 metros na noite deste domingo, o terceiro maior registro de alta, desde o início do monitoramento, em 1971. Ministros do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente visitam regiões alagadas nesta segunda (4)

Baixar arquivo
Geral

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos nesta segunda

A ponte foi inaugurada em 1974, erguida sobre as águas da Baía de Guanabara ajuda a compor um dos principais cartões postais da cidade. Foram 5 anos para construir a via que liga a cidade do Rio de Janeiro ao município de Niterói, além da Região dos Lagos e do litoral norte fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Natal decreta situação de emergência por causa da dengue

A Prefeitura adotou a medida, que vale por 90 dias, devido ao crescimento da doença por três semanas seguintes, o que caracteriza uma epidemia.

Baixar arquivo