Rio vai integrar sistemas BRT e VLT para melhorar mobilidade

Publicado em 07/04/2021 - 15:43 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, planos para integração entre VLT e BRT na Zona Portuária da cidade. Durante a apresentação das próximas ações de intervenção no sistema dos ônibus articulados, o prefeito Eduardo Paes disse que a meta é contar com uma frota de 241 desses veículos até setembro.

Paes também anunciou a criação de um terminal do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, junto à Rodoviária Novo Rio, uma das principais portas de entrada da cidade. Dessa forma, a via expressa Transbrasil, que liga a zona Oeste à rodoviária, no centro do Rio, seria integrada ao VLT. A ideia é facilitar a mobilidade para quem se dirige ou sai da região central.

Durante o encontro, o prefeito admitiu o atraso nas obras do corredor Transbrasil, mas disse que a expectativa de conclusão até 2022 se mantém.Também presente no evento, a Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, informou que a prefeitura está revendo outros detalhes do projeto da via expressa.

Dos 297 ônibus articulados existentes, apenas 120 estão circulando. Os demais, ou estão inoperantes, ou precisam de um prazo longo de recuperação. A chefe da intervenção no BRT, Claudia Secin, explicou que o foco, nesse primeiro momento, são os veículos que precisam de pouco investimento para voltar a funcionar.

A intervenção no BRT, anunciada no dia 3 de março, deve se estender até a conclusão de uma nova licitação, processo que ainda não tem data definida.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Vitória Elizabeth

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prefeitura do Rio reduz restrições e autoriza atividades coletivas

A Prefeitura do Rio de Janeiro avançou na flexibilização das restrições para conter a pandemia de covid-19. Agora é permitido fazer atividades coletivas tanto em espaços públicos, quanto em áreas particulares. Mas a permanência nesses locais, apenas por lazer continua vetada.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil receberá 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho

Quase dois milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipados ao Brasil, entre abril e junho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo