Variantes do coronavírus têm circulação intensa no Brasil, diz Fiocruz

Boletim aponta para pandemia em nível crítico no mês de abril

Publicado em 07/04/2021 - 08:08 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A pandemia no país pode permanecer em níveis críticos ao longo do mês de abril. É o que aponta o mais novo Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

A análise mostra que o novo coronavírus e suas variantes permanecem em circulação intensa em todo o país e a sobrecarga dos hospitais, observada pela ocupação de leitos de UTI, também se mantêm alta.

Segundo o boletim, houve uma aceleração da transmissão devido ao acúmulo de casos, muitos deles graves, com exposição ao vírus ainda no mês de março e aumento da taxa de letalidade, de 3,3% para 4,2%. O indicador estava em cerca 2% no final de 2020. 

De acordo com os pesquisadores, esse crescimento pode ser consequência da falta de capacidade de se diagnosticar, correta e oportunamente, os casos graves, somado à sobrecarga dos hospitais. 

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo defendem que é fundamental  a adoção ou a continuidade de medidas urgentes, como bloqueio ou lockdown para reduzir a velocidade do contágio.

Segundo a análise, todos os estados, capitais e regiões de saúde que tenham uma taxa ocupação de leitos acima de 85% e tendência de elevação no número de casos e óbitos devem impor maior rigor nas medidas de restrição das atividades não essenciais.

O estudo ressalta ainda a importância da adoção de medidas combinadas e convergentes entre os Três Poderes do Estado e os diferentes níveis de governo  em favor das restrições.. 

Entre os dias 29 de março e 5 de abril deste ano houve piora nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS em Sergipe, com a taxa subindo de 86% para 95%, com  estabilidade do indicador em níveis muito críticos na maior parte dos estados e no Distrito Federal.

Em cinco estados houve queda nas taxas de ocupação hospitalar: Roraima, Amapá, Maranhão, Paraíba e o Rio Grande do Sul.

 

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do programa Qualifica Mais seguem até 25 de abril

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail empregamais@economia.gov.br.

Baixar arquivo