Instituições recomendam adiamento de mudanças no WhatsApp

Publicado em 14/05/2021 - 07:46 Por Luísa Câmara - Estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

A partir deste sábado (15), o WhatsApp vai limitar funções de contas de usuários que não aceitarem as novas regras da política de privacidade do aplicativo.

Entre as principais mudanças, está o compartilhamento de dados de usuários do WhatsApp com o Facebook. O Facebook e outras empresas do mesmo grupo também podem usar dados do WhatsApp para fazer sugestões por exemplo, de amigos, de contatos ou de conteúdo, e mostrar ofertas e anúncios.

O Ministério Público Federal, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e a Secretaria Nacional do Consumidor enviaram ao WhatsApp e ao Facebook uma recomendação sobre a nova política de privacidade. Além de indicar providências sobre o acesso dos usuários à plataforma, os órgãos recomendam ao WhatsApp que adie a data de vigência de sua nova política.

Em nota, o WhatsApp informou que a atualização anunciada em janeiro não amplia a capacidade do aplicativo de compartilhar dados com o Facebook e não interfere na comunicação privada do usuário com amigos e familiares. Diz ainda que as mudanças na política de privacidade estão relacionadas a conversas com empresas e foram pensadas para aumentar a transparência dessas conversas no WhatsApp.

O procurador Carlos Bruno explica que os usuários que se sentirem lesados podem buscar seus direitos.

O aplicativo esclarece que, mesmo com a mudança nos termos de privacidade, conversas pessoais continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Porém, a proteção da criptografia em conversas com contas comerciais não está garantida.

O WhatsApp afirma que a intenção não é apagar a conta dos usuários que não aceitarem as mudanças e sim limitar algumas funções. Mas na prática, aqueles que não tiverem concordado com os novos termos irão ler um lembrete persistente com mais frequência, para que aceitem as regras.

E o que acontece se o usuário não aceitar as novas regras do WhatsApp? A funcionalidade ficará limitada e não será mais possível acessar a lista de conversas. Depois de mais algumas semanas, não será mais possível receber ligações ou notificações e o WhatsApp irá parar de enviar mensagens e chamadas para o telefone. O aplicativo não esclareceu em quanto tempo essas restrições serão aplicadas.

 

*Com supervisão de Nadia Faggiani.

Edição: Nádia Faggiani/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo