Acre: Trabalhadores da Educação iniciam greve por tempo indeterminado

Publicado em 12/05/2021 - 21:29 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Trabalhadores da Educação do Acre estão em paralisação e iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira.

De acordo com o Sindicato da categoria, cerca de 90% das escolas do estado não deram início ao ano letivo, que tinha previsão para começar na última segunda-feira para cerca de 148 mil alunos da rede pública.

Segundo comunicado, entre as reivindicações dos profissionais estão melhores condições de trabalho, reposição salarial, além de prioridade na vacinação contra a covid-19.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, Rosana Nascimento, afirma que, há dois anos, o governo prometeu vale alimentação de 350 reais e reajuste de 12,99%, mas não cumpriu o acordo. Já durante a pandemia, ela diz que o governo não ofereceu suporte para a realização das aulas remotas.

As aulas presenciais estão suspensas no Acre desde março do ano passado, quando surgiram os primeiros casos de covid-19 no estado. Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Educação chegou a divulgar um calendário com o início do ano letivo para março. Mas, o estado decretou bandeira vermelha e as atividades não essenciais foram suspensas.

Nessa terça-feira, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 do Acre mudou a classificação de todo o estado para bandeira amarela, ou seja, nível de atenção, após a redução do número de casos e mortes por covid-19.

Sobre a mobilização dos profissionais da educação, nós procuramos a Secretaria de Educação do Estado do Acre, mas ainda não tivemos retorno.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo