Domingo é Dia das Mães e as que estão em home office superam desafios

Publicado em 07/05/2021 - 07:51 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pequena Maitê, de dez meses, nasceu na capital do país, em meio à pandemia de coronavírus. Filha da servidora pública Flávia Silva, ainda não tem ideia das mudanças que trouxe na vida da mãe. Mas não bastou a maternidade para mudar a vida de Flávia. Com a pandemia, veio a realidade do trabalho em casa, o chamado home office. O marido trabalha fora e, com o fim da licença maternidade, há quatro meses, Flávia perdeu o cargo de confiança que ocupava. Agora, ela tenta equilibrar a vida de mãe, servidora e dona de casa, tudo no mesmo espaço.

A realidade de Flávia reflete a importância tanto do trabalho produtivo, quanto do reprodutivo. Segundo a psicóloga e professora do Departamento de Psicologia clínica da Universidade de Brasília, Carla Antloga, é preciso exercer o trabalho reprodutivo, de alimentar e cuidar das crianças. O que, na visão da especialista, gera uma sobrecarga nas mulheres, até mesmo nas que têm suporte.

Para a especialista Carla Antloga, que estuda o trabalho feminino, o papel de uma rede de apoio é imprescindível na vida das mães em home office. Mas destaca que a atuação dos companheiros como pais das crianças não é rede de apoio, é papel social. Para muitas mulheres que convivem com os pais das crianças ou parente que ajuda, a rotina se torna menos pesada. Isso quando o papel é realmente exercido, principalmente pelo pai.

Com mudanças tão desafiadoras na rotina, a psicóloga Carla Antloga, da Universidade de Brasília, avalia ser difícil que isso não afete na produtividade do trabalho antes executado no ambiente corporativo. Apesar da chance de conviver mais tempo com os filhos, em casa, essa rotina pode provocar queda na produtividade, o que é esperado. Mas Carla Antloga destaca que, neste caso, a sociedade, empresas e órgãos precisam olhar os prazos e demandas das mães em home office de formas diferentes e com empatia.

A psicóloga destaca ainda que a sociedade precisa acabar com o pensamento contraditório de esperar que as mães trabalhem como se não tivessem filhos ou que tenham filhos como se não trabalhassem. Do contrário, a tendência vai ser uma redução cada vez maior de mulheres mães no mercado de trabalho.

Um estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, das Nações Unidas, aponta que a pandemia regrediu em dez anos a participação das mulheres no mercado de trabalho, na América Latina. O relatório aponta que em 2020, 118 milhões de mulheres estavam em situação de pobreza, como reflexos do aumento do desemprego e da sobrecarga de trabalho doméstico, que chega a ser três vezes maior que dos homens. A ONU afirma também que a sobrecarga aumentada durante a pandemia afetou bem mais a saúde mental das mulheres do que dos homens.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo