Especialista alerta para cuidados com hipertensão arterial

Doença crônica pode ser agravada pela covid-19

Publicado em 17/05/2021 - 08:47 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A hipertensão arterial ou pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de doenças como acidente vascular cerebral, infarto e insuficiência renal. A doença também é uma das condições a serem consideradas para possíveis complicações da covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 14 por 9. 

O presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Luiz Bortolotto, explica que os principais fatores para a ocorrência da pressão alta são genéticos, mas os hábitos de vida do indivíduo também podem acarretar a enfermidade.

O cardiologista Luiz Bortolotto ressalta que a maioria das pessoas que têm pressão alta não apresentam sintomas. Segundo ele, apenas 10% podem ter dor de cabeça frequente, tontura e sangramento nasal, por exemplo. Entre os sintomas que indicam o agravamento da doença estão falta de ar, dor no peito e desmaio.

A doença pode ser controlada com medicação de uso contínuo. Outras medidas como o controle de peso, a prática de atividades físicas de forma regular e hábitos saudáveis de vida também ajudam a manter os níveis de pressão controlados.

Por evitar as chances da forma grave da Covid-19, o controle da pressão alta ganha maior importância, destaca o especialista.

Desde o fim do mês passado, de acordo com a disponibilidade de doses, a vacinação contra a covid-19 tem incluído pessoas na faixa etária de 55 a 60 anos com comorbidades, como hipertensão não controlada. Luiz Bortolotto reforça que o avanço da vacinação nesses casos, além de proteger essas pessoas , diminui o impacto na ocupação de leitos hospitalares. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 36 milhões de brasileiros adultos têm pressão alta. Entre os idosos, a doença atinge 60% da população. A pressão alta é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares: cerca de 200 mil todos os anos.
 

Edição: Raquel Mariano/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo