Feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em balsa durante as cheias

Publicado em 10/05/2021 - 21:55 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a subida do Rio Negro, que nesta segunda-feira ultrapassou a cota de inundação severa, com 29,47 metros, cerca de 200 feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em uma balsa. A criação dessa ‘feira flutuante’ é uma ação inédita na cidade e vai substituir a antiga medida que transferia os feirantes para a rua durante o período das cheias.

Neste fim de semana, a prefeitura de Manaus começou a construção de mais de 400 metros de pontes na Rua Barão de São Domingos, no centro, para o deslocamento da população na área da feira Manaus Moderna.

A balsa que vai abrigar os comerciantes já passou por limpeza e a expectativa é que ela comece a funcionar em 10 dias.

Nesta segunda-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em Manaus, decretada na última quinta-feira pela prefeitura, por causa das inundações. A decisão foi publicada em portaria do Diário Oficial da União. Com a medida, a prefeitura de Manaus poderá acessar recursos federais para ações de socorro e assistência e restabelecer serviços essenciais em áreas afetadas.

Em nota, a prefeitura de Manaus informou que irá disponibilizar auxílio aluguel no valor de R$300, por três meses, para as famílias atingidas pela subida das águas que precisam deixar as suas casas.

O município já cadastrou mais de duas mil famílias de 12 bairros da capital amazonense e também está cadastrando na área rural e ribeirinha. A estimativa é que pelo menos 4.500 famílias sejam cadastradas para receber o benefício.

Segundo o último relatório da Defesa Civil do Amazonas, 22 municípios do estado estão em situação de transbordamento; 20 em emergência, três em alerta e oito em atenção.

* Com produção de Joana Lima.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Homícidios dolosos no Rio caem 9% em 2021

Os homicídios dolosos no estado do Rio de Janeiro caíram 9% nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com igual período de 2020. Foram 1.495 mortes, o menor valor para o período desde 1991, quando teve início a série histórica do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra covid:trabalhador de transporte coletivo terá prioridade

Trabalhadores do transporte coletivo foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra o novo coronavírus.

Baixar arquivo
Economia

Exigência de vacina para emprego é discriminação, diz MPT

Um anúncio publicado em um site de ofertas de emprego gerou questionamentos após a vaga exigir como requisito para contratação que o candidato fosse imunizado contra a Covid 19 com a vacina da farmacêutica Pfizer. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo institui Política Nacional de Promoção da Equidade em Saúde

Nesta quarta-feira (23) foi assinada a portaria que institui a Política Nacional de Promoção da Equidade em Saúde, e outras iniciativas para a promoção da igualdade racial.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novos testes de covid podem acelerar testagem em massa no Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, desenvolveram dois novos métodos para identificar casos de covid-19, com potencial para acelerar a testagem em massa no país.

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde do Rio pede para que população tome a segunda dose

O secretário de estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, voltou a falar sobre a importância de a população tomar a segunda dose da vacina contra Covid, a única forma de garantir a eficácia da imunização. Ele fez um apelo a todos aqueles que ainda não retornaram aos postos para completar a vacinação.

Baixar arquivo