Mais de 6,4 milhões de vacinas contra a covid-19 serão distribuídas

País deve receber também IFA para produção de 18 milhões de doses

Publicado em 17/05/2021 - 14:29 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta terça-feira, mais de 6,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 serão enviadas para os estados brasileiros, sendo 4,7 milhões da Astrazeneca, 1 milhão da Coronavac, e quase 650 mil doses da Pfizer.

Além disso, o Brasil deve receber o IFA, o Insumo Farmacêutico Ativo, para a produção de 18 milhões de doses de vacina contra a covid-19 ainda neste mês. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a Fiocruz comunicou a chegada do IFA para a produção da Astrazeneca no dia 22 de maio.  

Ainda segundo o secretário-executivo, pelo contrato assinado com a Pfizer, de 100 milhões de doses prometidas até setembro, serão entregues até o final deste mês, 2,5 milhões de doses.

As informações foram dadas nesta segunda-feira (17), durante a sessão da Comissão Temporária do Senado sobre Covid-19, em audiência pública que debateu os obstáculos para a aquisição de vacinas pelo país. Rodrigo Cruz acrescentou que o Ministério aguarda confirmação de remessa do IFA da chinesa Coronavac, ainda para este mês de maio.

A senadora Kátia Abreu, do Progressistas do TO, sugeriu que o Brasil aproveite a estrutura de suas fábricas de vacina animal para adaptá-las à produção de IFA para a covid. Com isso, ela acredita que o país pode se tornar em pouco tempo, auto-suficiente e até exportador dessas vacinas.

Também na audiência, o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, ressaltou que a vacina russa Sputnik V é reconhecida em mais de 60 países, e lembrou que, no ano passado, os russos assinaram contrato com o laboratório brasileiro União Química para produção do IFA aqui no Brasil. O país aguarda autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - para o uso emergencial do imunizante no país.

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo