Mais de 6,4 milhões de vacinas contra a covid-19 serão distribuídas

País deve receber também IFA para produção de 18 milhões de doses

Publicado em 17/05/2021 - 14:29 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta terça-feira, mais de 6,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 serão enviadas para os estados brasileiros, sendo 4,7 milhões da Astrazeneca, 1 milhão da Coronavac, e quase 650 mil doses da Pfizer.

Além disso, o Brasil deve receber o IFA, o Insumo Farmacêutico Ativo, para a produção de 18 milhões de doses de vacina contra a covid-19 ainda neste mês. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a Fiocruz comunicou a chegada do IFA para a produção da Astrazeneca no dia 22 de maio.  

Ainda segundo o secretário-executivo, pelo contrato assinado com a Pfizer, de 100 milhões de doses prometidas até setembro, serão entregues até o final deste mês, 2,5 milhões de doses.

As informações foram dadas nesta segunda-feira (17), durante a sessão da Comissão Temporária do Senado sobre Covid-19, em audiência pública que debateu os obstáculos para a aquisição de vacinas pelo país. Rodrigo Cruz acrescentou que o Ministério aguarda confirmação de remessa do IFA da chinesa Coronavac, ainda para este mês de maio.

A senadora Kátia Abreu, do Progressistas do TO, sugeriu que o Brasil aproveite a estrutura de suas fábricas de vacina animal para adaptá-las à produção de IFA para a covid. Com isso, ela acredita que o país pode se tornar em pouco tempo, auto-suficiente e até exportador dessas vacinas.

Também na audiência, o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, ressaltou que a vacina russa Sputnik V é reconhecida em mais de 60 países, e lembrou que, no ano passado, os russos assinaram contrato com o laboratório brasileiro União Química para produção do IFA aqui no Brasil. O país aguarda autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - para o uso emergencial do imunizante no país.

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo