Mais de 6,4 milhões de vacinas contra a covid-19 serão distribuídas

País deve receber também IFA para produção de 18 milhões de doses

Publicado em 17/05/2021 - 14:29 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta terça-feira, mais de 6,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 serão enviadas para os estados brasileiros, sendo 4,7 milhões da Astrazeneca, 1 milhão da Coronavac, e quase 650 mil doses da Pfizer.

Além disso, o Brasil deve receber o IFA, o Insumo Farmacêutico Ativo, para a produção de 18 milhões de doses de vacina contra a covid-19 ainda neste mês. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a Fiocruz comunicou a chegada do IFA para a produção da Astrazeneca no dia 22 de maio.  

Ainda segundo o secretário-executivo, pelo contrato assinado com a Pfizer, de 100 milhões de doses prometidas até setembro, serão entregues até o final deste mês, 2,5 milhões de doses.

As informações foram dadas nesta segunda-feira (17), durante a sessão da Comissão Temporária do Senado sobre Covid-19, em audiência pública que debateu os obstáculos para a aquisição de vacinas pelo país. Rodrigo Cruz acrescentou que o Ministério aguarda confirmação de remessa do IFA da chinesa Coronavac, ainda para este mês de maio.

A senadora Kátia Abreu, do Progressistas do TO, sugeriu que o Brasil aproveite a estrutura de suas fábricas de vacina animal para adaptá-las à produção de IFA para a covid. Com isso, ela acredita que o país pode se tornar em pouco tempo, auto-suficiente e até exportador dessas vacinas.

Também na audiência, o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, ressaltou que a vacina russa Sputnik V é reconhecida em mais de 60 países, e lembrou que, no ano passado, os russos assinaram contrato com o laboratório brasileiro União Química para produção do IFA aqui no Brasil. O país aguarda autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - para o uso emergencial do imunizante no país.

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo