Metroviários de SP entram em greve por reposição salarial

Sindicato pede manutenção de direitos

Publicado em 19/05/2021 - 13:35 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A capital paulista amanheceu nesta quarta-feira (19) com as principais linhas do metrô paradas por causa da greve dos metroviários.

Três linhas - a azul, vermelha e verde - operaram com restrição e em poucas estações; e a linha do monotrilho, da zona leste, ficou paralisada. Apenas as linhas amarela e lilás do metrô funcionaram normalmente. As linhas de trem da CPTM também operaram normalmente.

Muitas pessoas foram surpreendidas com a greve e com isso várias estações ficaram lotadas. O metrô informou que o sistema de linhas de ônibus que fazem o trajeto das linhas de metrô, chamado PAESE, foi acionado.

A paralisação dos metroviários também causou, nessa manhã, trânsito acima da média para o horário. O pico foi às 10h com 6,1% das vias da capital congestionadas. Sendo que, segundo informações da CET, a média durante a pandemia, para o dia e o horário, está sendo abaixo de 2,9%.

O corretor de imóveis Vanderlei Prado disse que apoia o pleito dos metroviários, mas teve que utilizar outras formas para chegar no seu destino. 

O Sindicato dos Metroviários pede reposição salarial de 9,7% em três partes, pagamento de participação em lucros e resultados que constam no acordo coletivo anterior e a manutenção de direitos, como o anuênio. 

O coordenador do sindicato, Wagner Fajardo, também afirmou que os trabalhadores se disponibilizaram a trabalhar mesmo em greve desde que o metrô liberasse as catracas à população, mas a proposta não foi aceita.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos disse que o metrô de São Paulo fez uma proposta de acordo salarial aos seus empregados muito acima do que é praticado no mercado de trabalho, de reajuste de 2,6% nos salários e benefícios; e que o metrô manteve todos os serviços e seus empregados, apesar do prejuízo de R$ 1,7 bilhão no último ano.

*Com produção de Dayana Victor.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo