Ministro do Meio Ambiente e Ibama são investigados em operação da PF

Publicado em 19/05/2021 - 13:41 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no âmbito da investigação que apura suposto esquema de facilitação de contrabando internacional de madeira. A decisão foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes.

O ministro ainda determinou o afastamento preventivo de 10 agentes públicos em cargos de confiança nomeados pelo ministro, entre eles, o presidente do Ibama, Eduardo Bim, e outros agentes responsáveis pela fiscalização ambiental. Ao todo, 18 pessoas e 5 empresas são investigadas.

Junto a essas ações, a Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (19), a Operação Akuanduba, que mobilizou 160 agentes no cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará, incluindo endereços ligados ao ministro Ricardo Salles.

A investigação, segundo a polícia, começou em janeiro deste ano a partir de informações de autoridades estrangeiras. Foram apreendidas madeiras com documentação supostamente irregular na Bélgica, Dinamarca e nos Estados Unidos.

O ministro Alexandre de Moraes ainda determinou a suspensão imediata de um despacho do Ibama de fevereiro de 2020 que, de acordo com a polícia, teria revogado a necessidade de emissão de autorização para exportação de madeira, legalizando, com isso, milhares de cargas que teriam sido exportadas nos anos de 2019 e 2020 sem a documentação, até então, exigida.

Ao solicitar essas medidas, a Polícia Federal argumentou que estaria evidente o interesse privado de empresários em detrimento do interesse público, configurando, em tese, um esquema criminoso de caráter transnacional.

O ministro Ricardo Salles afirmou que a ação é exagerada e desnecessária, já que as pessoas investigadas sempre estiveram à disposição da Justiça.

Salles informou que já conversou com o presidente Jair Bolsonaro sobre o tema e acredita que tudo será esclarecido rapidamente.

Já a Procuradoria-Geral da República informou que não foi consultada para se manifestar sobre a operação. E, por meio da assessoria de imprensa, citou possível violação do sistema acusatório.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo