MP do Rio começa a ouvir testemunhas de ação policial no Jacarezinho

Publicado em 11/05/2021 - 09:15 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público começou a ouvir, nessa segunda-feira (10), testemunhas e familiares das vítimas da comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio. A ação policial, que resultou na morte de 29 pessoas, entre elas o policial civil André Frias, aconteceu na última quinta-feira (6). 

O MP esclareceu que os familiares das vítimas estão recebendo assistência jurídica por parte da Defensoria Pública do Estado. E que as oitivas serão realizadas ao longo da investigação criminal. De acordo com nota publicada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o órgão se colocou à disposição para receber as testemunhas e os familiares das vítimas, disponibilizando, inclusive, o canal oficial da Ouvidoria-Geral.

A nota também trata sobre o suposto vazamento de informações que detalhavam a operação policial. De acordo com o MP, a Promotoria de Justiça recebeu, em abril, o pedido das prisões. No mesmo mês, a 19ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado decretou a prisão dos denunciados, momento em que foi suspenso o sigilo do processo, tornando públicas todas as peças processuais.

Um ofício encaminhado à Promotoria de Justiça, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente esclareceu que, em conversa informal com um dos denunciados, realizada logo após a prisão, houve um acesso à cópia da denúncia pelo primo do acusado, que também é seu advogado.  Ele teria feito consultas em bancos de dados e verificou que havia mandado de prisão preventiva pendente contra ele.

Consequentemente, o advogado teve acesso aos autos e à peça acusatória.  Até a noite dessa segunda-feira, 13 corpos já tinham sido liberados. Os demais ainda aguardavam liberação no Instituto Médico Legal.

Edição: Raquel Mariano/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Homícidios dolosos no Rio caem 9% em 2021

Os homicídios dolosos no estado do Rio de Janeiro caíram 9% nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com igual período de 2020. Foram 1.495 mortes, o menor valor para o período desde 1991, quando teve início a série histórica do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra covid:trabalhador de transporte coletivo terá prioridade

Trabalhadores do transporte coletivo foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra o novo coronavírus.

Baixar arquivo
Economia

Exigência de vacina para emprego é discriminação, diz MPT

Um anúncio publicado em um site de ofertas de emprego gerou questionamentos após a vaga exigir como requisito para contratação que o candidato fosse imunizado contra a Covid 19 com a vacina da farmacêutica Pfizer. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo institui Política Nacional de Promoção da Equidade em Saúde

Nesta quarta-feira (23) foi assinada a portaria que institui a Política Nacional de Promoção da Equidade em Saúde, e outras iniciativas para a promoção da igualdade racial.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novos testes de covid podem acelerar testagem em massa no Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, desenvolveram dois novos métodos para identificar casos de covid-19, com potencial para acelerar a testagem em massa no país.

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde do Rio pede para que população tome a segunda dose

O secretário de estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, voltou a falar sobre a importância de a população tomar a segunda dose da vacina contra Covid, a única forma de garantir a eficácia da imunização. Ele fez um apelo a todos aqueles que ainda não retornaram aos postos para completar a vacinação.

Baixar arquivo