Patrocinador de evento cultural pode pedir dedução de doação no IRPF

No Distrito Federal, plataforma aproxima artistas e empresas

Publicado em 05/05/2021 - 14:59 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Artistas, produtores ou instituições que atuam com eventos culturais podem captar recursos por meio de apoio de empresas e pessoas físicas. E o patrocinador ainda pode fazer o abatimento da ajuda no Imposto de Renda. Essa ação está prevista na Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.

Para pessoas jurídicas, a doação pode ser de até 4% do imposto sobre o lucro real. Já as empresas que são tributadas pelo Simples Nacional ou pelo lucro presumido não podem fazer esse tipo de doação. Para pessoas físicas que fazem a declaração de Imposto de Renda completa, o limite de doação é de 6%, como detalha a contadora Érica Jardim.

No Distrito Federal, produtores e gestores culturais lançaram a plataforma Valeu.art, com o objetivo de aproximar artistas de pessoas e empresas que queiram contribuir com a produção cultural de Brasília. A ação é independente e tem a chancela da Lei de Incentivo à Cultura. 

Para quem gosta de boa música e já pensa em contribuir com artistas de sua cidade, ainda tem shows da banda Olodum, de Salvador; do Quinteto Violado, do Recife; Orquestra Marafreboi e do Grupo Choro Livre, ambos de Brasília.

A contadora Érica Jardim explica que os interessados podem contribuir com os projetos durante o ano inteiro. As instituições artísticas beneficiadas precisam estar regulamentadas e enviar o recibo ao contribuinte para que ele possa usar na declaração de Imposto de Renda.

 

 

Edição: Raquel Mariano/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo