Prefeitura de São Paulo reduz velocidade nas vias

Publicado em 07/05/2021 - 16:11 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mortes no trânsito voltam a crescer em São Paulo e prefeitura reduz velocidade das vias. O número de acidentes fatais nos três primeiros meses do ano cresceu quase 10% na capital paulista comparado com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e março, foram registrados 194 acidentes com vítimas fatais. No mesmo período do ano passado, foram 177 acidentes com mortes.

Os números estão no Infosiga, sistema de informações de acidentes de trânsito do estado de São Paulo, e mostram uma reversão na tendência de queda dos acidentes que vinha sendo registrada nos últimos dez anos.

Para o professor de Engenharia de Transporte da Universidade Presbiteriana Mackenzie Dario Rais, a mudança é um dos efeitos colaterais da pandemia do coronavírus e acende um sinal de alerta para o que pode acontecer no futuro.

Na última quarta-feira, a prefeitura de São Paulo anunciou a redução da velocidade em algumas vias da cidade. Em 24 ruas e avenidas, a máxima caiu de 50 para 40 quilômetros por hora.

Em nota, a prefeitura informou que a decisão segue uma orientação das Nações Unidas, que defende velocidades ainda menores em vias com muitos pedestres.

A medida não atingiu as duas principais artérias da cidade, as marginais Tietê e Pinheiros. Mas para Dario Rais, se a tendência se mantiver, não dá para descartar a medida.

A redução da velocidade nas vias da cidade coincide com o período da campanha internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito, o Maio Amarelo. A campanha chama a atenção para os acidentes e o aumento no número de mortos e feridos no trânsito.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo