Prefeitura de São Paulo reduz velocidade nas vias

Publicado em 07/05/2021 - 16:11 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mortes no trânsito voltam a crescer em São Paulo e prefeitura reduz velocidade das vias. O número de acidentes fatais nos três primeiros meses do ano cresceu quase 10% na capital paulista comparado com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e março, foram registrados 194 acidentes com vítimas fatais. No mesmo período do ano passado, foram 177 acidentes com mortes.

Os números estão no Infosiga, sistema de informações de acidentes de trânsito do estado de São Paulo, e mostram uma reversão na tendência de queda dos acidentes que vinha sendo registrada nos últimos dez anos.

Para o professor de Engenharia de Transporte da Universidade Presbiteriana Mackenzie Dario Rais, a mudança é um dos efeitos colaterais da pandemia do coronavírus e acende um sinal de alerta para o que pode acontecer no futuro.

Na última quarta-feira, a prefeitura de São Paulo anunciou a redução da velocidade em algumas vias da cidade. Em 24 ruas e avenidas, a máxima caiu de 50 para 40 quilômetros por hora.

Em nota, a prefeitura informou que a decisão segue uma orientação das Nações Unidas, que defende velocidades ainda menores em vias com muitos pedestres.

A medida não atingiu as duas principais artérias da cidade, as marginais Tietê e Pinheiros. Mas para Dario Rais, se a tendência se mantiver, não dá para descartar a medida.

A redução da velocidade nas vias da cidade coincide com o período da campanha internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito, o Maio Amarelo. A campanha chama a atenção para os acidentes e o aumento no número de mortos e feridos no trânsito.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Polícia Federal faz operação contra corrupção na Petrobras

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro na antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia vacinação de maiores de 18 anos até 31 de agosto

A cidade do Rio de Janeiro vai vacinar todas as pessoas com 18 anos ou mais até o próximo dia 31 de agosto. O calendário de vacinação foi antecipado em um mês e 21 dias.

Baixar arquivo
Geral

Universo: Entenda como as constelações são batizadas

Cassiopeia, Carina, Fenix...Estes nomes te remetem a alguma coisa? Não? E Andrômeda?! Este você conhece? Todos estes são nomes de constelações. Andrômeda está entre as mais famosas, e inspira obras de ficção científica.

Baixar arquivo
Política

Deputados voltarão a analisar MP sobre privatização da Eletrobras

O Senado aprovou nessa quinta-feira (17) a Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil vence Peru por 4 a 0

O Brasil ganhou do Peru por 4 a 0, nesta quinta-feira (17), pela Copa América. Já a Colômbia e a Venezuela empataram em 0 a 0.

Confira as notícias do futebol com Bruno Mendes.

Baixar arquivo
Justiça

STF proíbe manutenção de empregos de aposentados em estatais após 2019

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que o vínculo empregatício de funcionários de empresas estatais deixa de existir para todos os que se aposentaram depois da reforma da previdência de 2019.

Baixar arquivo