Projeto Favela com Dignidade quer dar voz às comunidades

Ideia é levar principais serviços públicos às favelas cariocas

Publicado em 05/05/2021 - 15:28 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um projeto para dar voz e vez às comunidades acaba de ser lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro, pela Secretaria Especial da Ação Comunitária. É o programa Favela com Dignidade, que vai levar os principais serviços públicos às favelas cariocas.

O prefeito Eduardo Paes esteve no lançamento do programa, no Palácio da Cidade, e reconheceu que o município precisa dar mais atenção à questão habitacional.

O programa Favela com Dignidade engloba três importantes projetos: Turistando com a comunidade, Casa Carioca e Recicla Comunidade.

O Turistando vai garantir ao morador de favela o direito de conhecer a cidade onde mora. A meta é inserir essa parcela da população no contexto histórico cultural do Rio, com visitas guiadas, dentro e fora das comunidades, de forma a democratizar a cidade.

O Casa Carioca terá como finalidade melhorar as unidades habitacionais em área de risco. E, o Recicla Comunidade mostrará que é possível transformar lixo em dinheiro e reforçar a renda da população por meio da inclusão social e da cadeia produtiva da reciclagem. Centros de  Reciclagem serão instalado nas favelas.

Vila Sapê, Asa Branca e Virgolândia, situadas na região de Jacarepaguá, zona oeste carioca, são três das comunidades candidatas a receber, a partir do segundo semestre, os benefícios do programa.

O Favela com Dignidade vai atender áreas marcadas por extrema pobreza na cidade, por meio de um conjunto integrado de ações públicas.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo