Projeto Favela com Dignidade quer dar voz às comunidades

Ideia é levar principais serviços públicos às favelas cariocas

Publicado em 05/05/2021 - 15:28 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um projeto para dar voz e vez às comunidades acaba de ser lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro, pela Secretaria Especial da Ação Comunitária. É o programa Favela com Dignidade, que vai levar os principais serviços públicos às favelas cariocas.

O prefeito Eduardo Paes esteve no lançamento do programa, no Palácio da Cidade, e reconheceu que o município precisa dar mais atenção à questão habitacional.

O programa Favela com Dignidade engloba três importantes projetos: Turistando com a comunidade, Casa Carioca e Recicla Comunidade.

O Turistando vai garantir ao morador de favela o direito de conhecer a cidade onde mora. A meta é inserir essa parcela da população no contexto histórico cultural do Rio, com visitas guiadas, dentro e fora das comunidades, de forma a democratizar a cidade.

O Casa Carioca terá como finalidade melhorar as unidades habitacionais em área de risco. E, o Recicla Comunidade mostrará que é possível transformar lixo em dinheiro e reforçar a renda da população por meio da inclusão social e da cadeia produtiva da reciclagem. Centros de  Reciclagem serão instalado nas favelas.

Vila Sapê, Asa Branca e Virgolândia, situadas na região de Jacarepaguá, zona oeste carioca, são três das comunidades candidatas a receber, a partir do segundo semestre, os benefícios do programa.

O Favela com Dignidade vai atender áreas marcadas por extrema pobreza na cidade, por meio de um conjunto integrado de ações públicas.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo