Rio de Janeiro tem mais óbitos registrados do que nascimentos em abril

Publicado em 04/05/2021 - 20:08 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dados preliminares do Portal da Transparência do Registro Civil apontam que a região Sudeste, a mais populosa do país, com cerca de 85 milhões de habitantes, fechará pela primeira na história um mês com mais mortes registradas do que nascimentos.

Com cerca de 16 milhões de habitantes, no caso do Rio de Janeiro, o estado contabilizou, aproximadamente 17 mil óbitos, em abril, e apenas 14,5 mil nascimentos. A tendência se repete na capital fluminense, que teve no período analisado 6.331 óbitos e 4.936 nascimentos, registrando o oitavo mês de taxas negativas no saldo de mortes e nascimentos.

O levantamento foi apresentado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a partir de informações do Portal da Transparência do Registro Civil, cruzados com dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, do IBGE.

Esse cruzamento aponta que a queda na diferença entre nascimentos e óbitos no estado vinha ocorrendo de forma gradual ao longo dos anos, mas se acentuou com a pandemia da covid-19. Para o presidente da Arpen-RJ, Humberto Costa, o acompanhamento dos dados é importante para a tomada de decisão por parte dos gestores públicos.

Além do Rio de Janeiro, o fenômeno se repete nos demais estados da região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Edição: Vitória Elizabeth/ L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo