Suspeito é detido no DF por planejar ataque a escolas no DF

Investigação foi realizada em parceria com agentes dos EUA

Publicado em 21/05/2021 - 20:33 Por Daniela Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

A Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos do Distrito Federal realizou, nesta sexta-feira, a Operação Shield contra um suspeito de planejar crimes de grave violência aqui na capital federal.

Segundo a Polícia Civil do DF, a Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos produziu informações sobre pessoas que teriam intenção de praticar ataques em Brasília, incluindo massacres em escolas.

A ação também teve o apoio das divisões de inteligência e operações especiais da Polícia Civil, além do laboratório de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que fez uma investigação preliminar do caso.

A polícia chegou aos suspeitos e, com autorização da Justiça, cumpriu mandado de busca e apreensão nesta sexta-feira. Durante a ação, os policiais encontraram um dos investigados que confessou, na delegacia, a intenção de realizar os atos de grave violência.

O delegado-adjunto da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Dário Freitas, destacou que a cooperação internacional foi fundamental para evitar uma tragédia.

Os policiais civis do Distrito Federal seguem nas ruas cumprindo mandados de busca e apreensão com a intenção de localizar mais suspeitos de planejarem o ataque.

O homem detido, que confessou a intenção de praticar os crimes, foi liberado após o depoimento porque não houve flagrante.

Edição: Sheily Noleto e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo