Ato no Rio marca Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Encontro será às 16h, nas escadarias do Palácio Tiradentes

Publicado em 28/06/2021 - 13:17 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um ato às 16h, nas escadarias do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do estado, e a inauguração do Circuito da Diversidade, no mesmo horário, no Parque do Flamengo, marcam o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, no Rio de Janeiro, celebrado nesta segunda-feira (28).

O ato é organizado por lideranças do movimento que compõem a Frente LGBTI+ do Rio. Lembrando a Marcha De Stonewall, que deu início a movimentos do gênero em todo o mundo, ativistas sairão em caminhada da Alerj até a Cinelândia.

Já o Circuito da Diversidade é uma iniciativa da prefeitura carioca. Nesta segunda serão instaladas as três primeiras placas do Circuito. A primeira, no Cabaret Casanova, no centro, palco de apresentações de artistas emblemáticos, como Madame Satã; a segunda, no Largo da Carioca, também no centro, endereço do extinto jornal A Pátria, em homenagem ao jornalista, cronista e teatrólogo João do Rio, que completa seu centenário de morte neste ano; e a terceira, no Parque do Flamengo, em frente à Rua Dois de Dezembro, em homenagem à arquiteta e urbanista carioca Lota de Macedo Soares, nascida em 1910.

Segundo o coordenador executivo da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, o Circuito Carioca foi pensado para homenagear personalidades LGBTs da história do Rio e que contribuíram muito para a história do país.

Comemorado há mais de 50 anos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ remete a um dos episódios mais marcantes na luta dessa população por seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn, em Nova York, em 1969.

Edição: Leila dos Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo