Desenho Universal chama atenção para necessidades especiais

Publicado em 05/06/2021 - 08:49 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você sabe o que existe em comum entre tesouras para destros e canhotos, calçadas sem obstáculos, piso táctil para permitir a caminhada segura de quem enxerga pouco e a numeração em relevo dos botões dos elevadores? É que todas essas facilidades para todas as pessoas, no dia a dia, tem uma origem: o desenho universal.

Esse termo, ainda novo para muita gente, vem se popularizando, com a atenção cada vez maior aos direitos das pessoas com necessidades especiais, como explica Rodrigo Machado, diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Quem tem necessidades especiais sabe como é complicado enfrentar o dia a dia em condições adversas, muitas vezes sem adaptações ou mesmo sem o preparo das pessoas para lidar com quem precisa. Sávio Lobato, deficiente visual e diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Deficientes Visuais diz que a falta de manutenção dos semáforos sonoros e a falta acessibilidade em calçadas estão entre problemas comuns. 

Sávio aponta os desafios para melhorar a integração de pessoas com necessidades especiais à sociedade, como a fiscalização pelo poder público.

O desenho universal segue sete princípios básicos: ''igualitário'', como as portas com sensor de presença; ''adaptável'', caso da tesoura para canhotos; ''óbvio'', para ser reconhecido com facilidade; ''conhecido'', para ser identificado por qualquer pessoa; ''seguro'', para quando acontece um erro involuntário; ou ''tolerantes a erro'', como os cabos de USB; sem esforço, como as torneiras automáticas ou maçanetas com alavanca; e ''abrangente'', como os banheiros adequados para entrada de cadeira de rodas ou carrinhos de bebê.

Edição: Rádio Nacional/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo