Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

Segundo pesquisa, maioria é negra e tem de 16 a 17 anos

Publicado em 21/06/2021 - 18:55 Por Nelson Lin - Repórter de Rádio Nacional - Brasília

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade. São na maioria meninos negros na faixa de 16 e 17 anos e que residem em zonas urbanas. É o que mostra uma pesquisa lançada nesta segunda-feira (21) pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Além disso, a grande maioria dos trabalhadores adolescentes são informais, isto é, sem carteira assinada ou fora de programa de aprendizes: dos 1,5 milhão de adolescentes, 1,4 milhão eram trabalhadores informais. O número de crianças e adolescentes trabalhando diminuiu em relação a 2016, quando somavam 2,1 milhões, mas os consultores do Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do trabalho Infantil ponderam que a diminuição está se dando de forma lenta e há muita subnotificação.

Para o mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia, Guilherme Silva, o trabalho infantil junto com o exercício de afazeres domésticos prejudica a formação escolar das crianças e adolescentes, na medida em que a criança ou adolescente fica com menos tempo para estudar e isso gera consequências para o seu futuro.

Para o economista da Gestos e ativista da agenda de financiamento sustentável, Cláudio Fernandes, o trabalho infantil é muitas vezes o sintoma da desintegração do núcleo familiar devido à pobreza e à desigualdade social.

Nesse sentido os pesquisadores lembraram que um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU é a erradicação do trabalho infantil até 2025. E que apesar de haver leis permitindo o trabalho de adolescentes a partir de 14 anos, os pesquisadores defenderam mudanças na legislação que garantam o direito a não trabalhar para crianças e adolescentes, com programas que estimulem sua permanência na escola como o Bolsa Família e a adoção de programas como renda básica universal.

Edição: Nádia Faggiani/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Chuvas deixam ao menos cinco povoados isolados em Roraima

Defesa Civil do Estado considera imprevisto o volume de chuvas para o período. Estragos atingem cerca de 3 mil pessoas em nove cidades. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga pede que brasileiros se imunizem com a segunda dose

O Ministro da Saúde esteve na Comunidade da Maré, no RJ, onde foi apresentado um balanço da vacinação em massa contra o coronavírus, neste que é o maior conjunto de favelas da cidade.

Baixar arquivo
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo
Segurança

Ministério da Justiça prorroga intervenção penitenciária em Roraima

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública prorrogou, nesta terça-feira, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado de Roraima. Esta é a 12º vez que a operação é prorrogada.

Baixar arquivo