Entenda como funcionam os centros de imunização para doentes crônicos

Pesquisa diz que quase 80% dos brasileiros desconhecem o serviço

Publicado em 23/06/2021 - 13:09 Por Nelson Lin - Repórter de Rádio Nacional - São Paulo

A criadora de conteúdo digital Jussara del Moral, que está se tratando de um câncer de mama, desde 2007; falou que tinha pouca informação sobre a necessidade de pessoas de grupos especiais receberem vacinas específicas para prevenir diversas doenças; e da existência de um serviço do SUS para atender a essa demanda: o CRIE, o Centro de Referência Imunobiológico Especial.

Ela, assim como 76% dos brasileiros nunca ouviram falar que desde o ano 2000 o SUS disponibiliza vacinas específicas, soros e imunoglobinas. Esse serviço é destinado a portadores de doenças crônicas como diabetes, pacientes com AIDS, em tratamento contra câncer, imunodeprimidos, pessoas que passaram por transplantes, entre outras. Essa constatação faz parte de uma pesquisa apresentada nessa terça (22) pela Sociedade Brasileira de Imunologia.

O estudo também revelou outro dado alarmante, que é o fato de 68% dos portadores de doenças crônicas não recebem orientação de profissionais da saúde sobre a importância de se vacinar. Por isso foi lançada a segunda fase da campanha “Crie Mais Proteção” para lembrar aos brasileiros com comorbidades da importância de se vacinar, e para buscarem os CRIEs para orientação.

A infectologista Ana Paula Burian, que trabalha no CRIE, explicou que cada doença ou condição requer um esquema de vacinação diferente e esse acompanhamento e orientação é feito dentro dos centros.

Mais informações e lista de endereços dos centros em todo o Brasil podem ser encontradas na página familia.sbim.org.br/ , na aba seu calendário e pacientes especiais.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo