Espírito Santo inicia estudo com meia dose de vacina contra covid-19

Prefeitura de Viana espera adesão de 20 mil voluntários

Publicado em 14/06/2021 - 13:21 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Moradores do município de Viana, no Espírito Santo, começaram a ser vacinados com meia dose da vacina Astrazeneca. Eles são voluntários em um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e da Fiocruz. A intenção é avaliar a capacidade de meia dose da vacina reduzir o número de casos de covid-19 na cidade.

Nesse domingo (13), 14 mil moradores receberam o imunizante. Podem ser voluntárias pessoas de 18 a 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização. Com a grande procura, o prefeito da cidade, Wanderson Bueno, já anunciou um novo agendamento aberto nesta segunda-feira (14) e que ficará disponível até o sábado, dia 19.

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, fala que expectativa é que pelo menos 20 mil pessoas possam aderir ao estudo.

Os moradores que integrarem o Projeto Viana serão monitorados, orientados e atendidos para avaliação de eventos adversos. A vendedora autônoma, Laudiceia Santos da Silva, de 33 anos, percebeu entre os moradores um clima de esperança. Segundo ela, esta é considerada meia dose de esperança. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, se as análises do estudo não demonstrarem efetividade ou eficácia, todos os participantes terão acesso a reforço com dose padrão, após 6 meses.

A vacinação para Covid-19 com meia dose ainda não foi testada no Brasil, mas o mesmo estudo foi realizado na Inglaterra, quando se observou a efetividade da meia dose para a produção de anticorpos e redução da taxa de ocorrência da doença.

Os resultados preliminares da aplicação de meia dose na cidade de Viana já serão divulgados em dezembro deste ano.

 

Edição: Nádia Faggiani/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo