Governo amplia decreto que restringe entrada de estrangeiros no Brasil

Publicado em 24/06/2021 - 11:42 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo prorrogou restrições à entrada no Brasil de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por meios terrestres ou aquaviários após recomendação da Anvisa por causa do coronavírus.

A nova Portaria, publicada nesta quinta-feira, leva em conta o impacto de novas variantes identificadas no Reino Unido, na África do Sul e na Índia e mantém proibidos, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem por esses países.

As restrições não se aplicam a brasileiros, imigrantes com residência no Brasil, profissionais estrangeiros em missão de organismo internacional e funcionários estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro.

Também ficam de fora das restrições o estrangeiros que tenha filhos, pai ou cônjuges brasileiro.

Outras mudanças da portaria se referem à necessidade de testes do tipo RT-PCR para embarque e desembarque de tripulação marítima em embarcações e plataformas. Também estende à Venezuela o livre trânsito fronteiriço entre cidades “gêmeas” com o Brasil. E autoriza a entrada de pessoas em situação de crise humanitária, o que vai permitir a retomada do processo de interiorização de imigrantes pela Operação Acolhida, do Governo Federal.

 

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Olimpíada: seleção feminina de futebol empata com a Holanda

O jogo, válido pela 2ª rodada do grupo F, ocorreu na manhã deste sábado (24) no estádio Miyagi. Debinha, Marta e Ludmila marcaram para o Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Felipe Lima se classifica para semifinal dos 100 m peito em Tóquio

Brasileiro conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. 

Baixar arquivo
Cultura

Justiça do Rio decide desinterditar a Cidade do Samba

A Cidade do Samba estava interditada desde 11 de janeiro, a pedido do Ministério Público, para que as instalações fossem reestruturadas para reduzir os riscos de incêndio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria comitê para combater violência política contra mulheres

Objetivo do do Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres é combater o racismo e conscientizar a população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021: mais de três milhões de estudantes têm inscrição confirmada

Para a modalidade digital do Enem foram confirmadas aproximadamente 69 mil inscrições de um total de 101 mil vagas ofertadas.  

Baixar arquivo
Economia

Cenário energético vai permanecer sensível até novembro, aponta ONS

Estudo considerou um aumento das atividades de comércio e serviços daqui para a frente, o que aumenta também a demanda de energia justamente em um período de seca e de baixa nos reservatórios.

Baixar arquivo