Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras privadas

Publicado em 10/06/2021 - 19:12 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Bombas de combustíveis, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás estão entre os objetos metrológicos, ou seja, usados para medições, mais presentes no cotidiano.

Esses objetos devem estar em conformidade com regulamentos técnicos e são certificados por órgãos competentes quanto à adoção de normas para evitar fraudes.

Nesta quinta-feira, o Inmetro recebeu do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação a declaração de Autoridade Certificadora de primeiro nível junto à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras. 

Com a certificação, o Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras de segundo nível, que são entidades privadas que vão emitir certificação digital para objetos metrológicos, algo inédito no Brasil.

As bombas medidoras de combustíveis de todo o país são os primeiros objetos em fase de implantação da certificação digital. Com a mudança, o consumidor poderá checar se o abastecimento foi feito corretamente pelo celular.

O presidente do Inmetro, coronel Marcos Heleno Guerson, explica que, com a inovação da indústria, tornou-se fundamental a participação do próprio consumidor na vigilância e avaliação dos serviços e produtos a que ele tem acesso. Além disso, o presidente do Inmetro destacou que a modernização que a certificação digital vai possibilitar quanto à vigilância de mercado busca evitar fraudes.

Entre as atribuições das entidades privadas que vão emitir a certificação digital estão disponibilizar para o Inmetro, com atualização diária, lista dos certificados digitais emitidos e sua respectiva situação e manter na internet, de forma permanente e para acesso público, lista dos certificados digitais revogados. 

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Senacon oferece cursos gratuitos sobre direitos do consumidor

Quem quiser conhecer mais sobre temas que envolvem o dia a dia do consumidor, pode se inscrever em um dos cursos gratuitos que a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon está oferecendo.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa da entrega de espadins na Escola Naval

Na cerimônia, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse que o recebimento do espadim é a materialização do esforço e da dedicação dos aspirantes.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do Enem 2021 começam em 31 de junho também para treineiros

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa.

Baixar arquivo
Cultura

Morto por covid, diretor de carnaval Laíla é enterrado no Rio

Laíla morreu na sexta-feira por complicações da covid-19. O carnaval carioca também perdeu nessa sexta Amadeu Amaral, o mestre Mug, que por 30 anos comandou a bateria da escola de samba Vila Isabel.

Baixar arquivo
Saúde

Rio inclui gestantes no calendário único de vacinação

A medida também inclui lactantes e  puérperas sem comorbidades. Essas vacinações  devem ser feitas com prescrição médica.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega mais cinco milhões de vacinas da AstraZeneca

Somando a entrega desta semana, já são 54,8 milhões de doses produzidas e disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Outras quatro milhões foram importadas prontas do Instituto Serum da Índia. 

Baixar arquivo