Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras privadas

Publicado em 10/06/2021 - 19:12 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Bombas de combustíveis, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás estão entre os objetos metrológicos, ou seja, usados para medições, mais presentes no cotidiano.

Esses objetos devem estar em conformidade com regulamentos técnicos e são certificados por órgãos competentes quanto à adoção de normas para evitar fraudes.

Nesta quinta-feira, o Inmetro recebeu do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação a declaração de Autoridade Certificadora de primeiro nível junto à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras. 

Com a certificação, o Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras de segundo nível, que são entidades privadas que vão emitir certificação digital para objetos metrológicos, algo inédito no Brasil.

As bombas medidoras de combustíveis de todo o país são os primeiros objetos em fase de implantação da certificação digital. Com a mudança, o consumidor poderá checar se o abastecimento foi feito corretamente pelo celular.

O presidente do Inmetro, coronel Marcos Heleno Guerson, explica que, com a inovação da indústria, tornou-se fundamental a participação do próprio consumidor na vigilância e avaliação dos serviços e produtos a que ele tem acesso. Além disso, o presidente do Inmetro destacou que a modernização que a certificação digital vai possibilitar quanto à vigilância de mercado busca evitar fraudes.

Entre as atribuições das entidades privadas que vão emitir a certificação digital estão disponibilizar para o Inmetro, com atualização diária, lista dos certificados digitais emitidos e sua respectiva situação e manter na internet, de forma permanente e para acesso público, lista dos certificados digitais revogados. 

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo