Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

Em 2020, foram registradas quase mil denúncias deste crime

Publicado em 12/06/2021 - 17:00 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Só é permitido o trabalho de adolescentes, a partir dos 15 anos, na condição de aprendizes. A partir dos 16, o adolescente pode ser contratado, desde que não seja para realizar trabalho noturno, insalubre e perigoso.

Segundo o IBGE, em 2019, quase dois milhões de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil.

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos recebeu mais de 2 mil denúncias sobre essa prática ilegal em 2020. Até maio de 2021, foram 928 notificações.

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançou neste sábado (12) uma campanha nas redes sociais para estimular as denúncias contra o trabalho infantil pelo disque 100.

A ministra Damares Alves destaca que 78% das crianças que estão trabalhando pertencem a famílias que têm renda menor que um salário mínimo.

Entre 2007 e 2020, 290 crianças e adolescentes morreram e outras 29 mil sofreram acidentes graves enquanto trabalhavam no Brasil.

A própria pandemia da Covid-19 pode aumentar a exploração infantil do trabalho.

Estudo da OIT, Organização Internacional do Trabalho, de 2020, alerta que mais de 300 mil meninos e meninas poderiam ser obrigados a trabalhar na América Latina, que já conta com mais de 10 milhões de crianças nessa situação.

 

Edição: Rádio Nacional/Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo