No Rio de Janeiro, Supervia ajuiza pedido de recuperação judicial

Concessionária diz que dívida acumulada chega a R$ 1,2 bilhão

Publicado em 08/06/2021 - 12:26 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com o argumento de que perdeu metade dos passageiros durante a pandemia de covid-19 e que acumula uma dívida de cerca de R$ 1,2 bilhão, a SuperVia, que opera os trens urbanos na cidade do Rio de Janeiro, deu entrada, no Tribunal de Justiça do estado, em um pedido de recuperação judicial.

Segundo a concessionária, o pedido, feito nessa segunda-feira (7), visa preservar a prestação de serviço aos milhares de passageiros de trens da região metropolitana do Rio e iniciar um novo ciclo de negociação junto aos credores e ao governo do estado para superar a crise financeira.

O diretor financeiro da Supervia, Fernando Ginjas, destaca que além dos custos fixos para manter a operação do sistema ferroviário, a empresa tem sofrido com a insegurança ao redor da linha férrea, o que aumenta os prejuízos.

Em comunicado aos funcionários, o presidente da Supervia, Antônio Carlos Sanches, disse que a proteção judicial vai garantir que a empresa possa preservar a prestação de serviço aos milhares de passageiros e manter em dia as obrigações que tem com cada um dos empregados.

A Agetransp, agência reguladora dos transportes públicos no estado, informou que está avaliando o impacto desse pedido de recuperação judicial no contrato de concessão.

O Tribunal de Justiça informou que o processo foi distribuído para a 2ª Vara Empresarial e que ainda não há manifestação do juiz responsável.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo