Prova de vida para aposentados volta a ser exigida nesta quinta (1º)

Quem não cumprir esse prazo será notificado até 10 de agosto 

Publicado em 30/06/2021 - 20:06 Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

A prova de vida anual dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da Administração Pública Federal volta a ser obrigatória a partir desta quinta-feira (1º de julho). A exigência estava suspensa desde março do ano passado como medida para evitar o contágio pela covid-19. 

 Vale lembrar que, antes da pandemia, o recadastramento anual era realizado presencialmente, no mês de nascimento do beneficiário, em uma agência da rede bancária pela qual é efetuado o pagamento dos proventos ou benefícios. 

De acordo com informações publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira, os aniversariantes de janeiro de 2020 a junho de 2021 que não fizeram a comprovação de vida durante o período da suspensão deverão realizá-la até o dia 31 de julho deste ano.

Quem não cumprir esse prazo será notificado até 10 de agosto para fazer a prova de vida em 30 dias, a contar da notificação. A data limite é 30 de setembro.

Os beneficiários com pagamentos suspensos também deverão realizar a comprovação. A não realização da prova de vida pode implicar na suspensão do pagamento de provento, pensão ou reparação econômica.

No aplicativo SouGov.br, o beneficiário poderá consultar a situação e o prazo para a comprovação de vida, bem como obter informações para realizá-la por meio digital, caso tenha biometria cadastradas no Tribunal Superior Eleitoral ou no Departamento Nacional de Trânsito.

Edição: Bianca Paiva e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo