Rio de Janeiro registra nova linhagem do coronavírus

Cepa nomeada de P.5 foi detectada em Porto Real, na divisa com SP

Publicado em 23/06/2021 - 08:07 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma nova linhagem do coronavírus foi detectada no município fluminense de Porto Real, divisa com o estado de São Paulo. Nomeada como P.5, a linhagem tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofre mutações no spike, como é conhecida a coroa do vírus que se liga à célula.  De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, 19 casos da mesma variante já foram localizados em São Paulo e, "até o momento, não é possível afirmar que ela seja mais letal ou transmissível".

Os dados do monitoramento mostram ainda que a variante brasileira, a P.1, continua sendo a mais frequente no estado. Além disso, a variante britânica registrou uma baixa frequência e também houve o declínio da P.2, desde novembro do ano passado.

A Secretaria de Saúde ressaltou que, independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e os métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas como uso de máscaras, álcool em gel e lavagem das mãos e o distanciamento social.

Com informações da Agência Brasil.

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

Últimas notícias
Meio Ambiente

31 barragens estão em estado de emergência em Minas Gerais

A previsão de novas chuvas reacende a preocupação sobre a situação das barragens espalhadas por Minas, algumas delas em estado crítico com chance de rompimentos e acidentes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em 2021, a Terra teve a 6ª maior temperatura já medida na história

O dado é resultado de análises independentes feitas pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Os cientistas usam o período de 1951 a 1980 como referência para medir a variação da temperatura global ao longo do tempo.

Baixar arquivo
Política

TSE garante que nome social possa ser usado no título de eleitor

Muitas pessoas podem ainda não saber, mas transgêneros e travestis podem colocar no título de eleitor o nome com o qual se identificam e são reconhecidos na sociedade.

Baixar arquivo
Economia

Pandemia afetou mais empresários negros do que o restante, diz Sebrae

Cerca de 72% dos empreendedores negros estão faturando menos desde que começou a pandemia, enquanto 66% de brancos estão na mesma situação. Pesquisa do Sebrae mostra que o acesso dos empresários negros ao crédito também ficou pior depois da pandemia de covid. 

Baixar arquivo
Geral

Anac permite voos com menos comissários a bordo

Devido o agravamento da pandemia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu a redução desses profissionais a bordo, mas os voos também terão número reduzido de passageiros.

Baixar arquivo
Esportes

Murilo chega ao Palmeiras de olho em vaga no time titular

Mesmo com a dupla de defesa mais segura do país, com Gustavo Gómez e Luan, o Palmeiras apresentou, nesta terça-feira (18), o zagueiro Murilo.

Baixar arquivo