Rio lança Fábrica de Árvores que vai produzir dez mil mudas ao ano

Publicado em 08/06/2021 - 19:31 Por Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A primeira Fábrica de Árvores do Rio foi lançada pela prefeitura da capital nesta terça-feira. Pela primeira vez, o Rio vai produzir suas próprias mudas de alta qualidade para plantios urbanos em parques, praças e vias da cidade. Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes elogiou a parceria com a iniciativa privada. Essa ação conta com a participação da empresa de moda Farm.

Viveiros serão construídos dentro de uma área de cerca de 15 mil m², pertencente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Fazenda Modelo, em Guaratiba. O projeto da Fábrica de Árvores foi desenvolvido a partir do conceito de economia circular, que prevê um ciclo ecológico em que novas mudas são produzidas e alimentadas a partir do material orgânico proveniente das podas realizadas na cidade.

A capacidade total de produção da Fábrica de Árvores será de mais de dez mil mudas por ano. De acordo com o cronograma do projeto, a obra da Fábrica de Árvores levará cerca de nove meses para ser concluída, com o plantio das primeiras dez mil árvores urbanas previsto para o início de 2023.

A maioria das mudas produzidas será plantada nas zonas Norte e Oeste do Rio, regiões com menores índices arbóreos da cidade.

Problemas como a falta de espaço nas ruas, fiações elétricas e solo inadequado são os maiores desafios enfrentados nesse processo.

Segundo o último censo do IBGE, o Rio é a nona cidade mais arborizada do Brasil, com 72% de área verde. Em primeiro lugar está Goiânia, com 89,5%.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo