Rio: Polícia ouve depoimentos de familiares de mulher morta no Lins

Kathlen Romeu morreu após levar tiro no tórax

Publicado em 11/06/2021 - 16:06 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro ouviu, nesta sexta-feira (11), familiares da designer de interiores Kathlen de Oliveira Romeu, morta no último dia 8, após ser atingida por disparo durante um confronto entre policiais militares e traficantes, no complexo do Lins, na zona norte carioca. Kathlen, de 24 anos, que estava grávida de cerca de quatro meses, foi atingida por um tiro no tórax. Ela chegou a ser levada para o Hospital Municipal Salgado Filho, mas não resistiu ao ferimento.

A Polícia tenta esclarecer de onde partiu o disparo. A mãe de Kathlen, Jackelline Lopes; o pai, Luciano Gonçalves, e a avó Sayonara Fátima, chegaram pouco depois das 10 horas, na Delegacia de Homicídios da Capital, na Barra da Tijuca, unidade responsável por investigar o caso. Marcelo Ramos, namorado e pai da criança que ela esperava, também deve prestar depoimento.

A morte da jovem grávida desencadeou protestos e gerou comoção nas redes sociais. Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola, que atua na defesa dos direitos das mulheres negras, disse que o caso obriga a sociedade a uma reflexão urgente sobre a mortalidade da população negra no país.

Os 12 policiais militares envolvidos na ação que resultou na morte de Kathlen foram afastados do serviço nas ruas. Eles devem aguardar a conclusão do inquérito cumprindo funções administrativas.  

Paralelo às investigações da Polícia Civil, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora instaurou um inquérito próprio. A PM alega que os policiais faziam patrulhamento de rotina, quando foram atacados a tiros por traficantes, na localidade conhecida como Beco da 14. Nenhum suspeito foi preso na ação.

O Ministério Público do Estado também instaurou um procedimento independente para apurar a morte de Kathlen Romeu.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo