Vacinação da febre aftosa é prorrogada em 14 estados e no DF

Publicado em 01/06/2021 - 16:30 Por Larissa Lourhshania* - Rádio Nacional - Brasília

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa foi prorrogada em 14 estados e no Distrito Federal, em função da pandemia. Também foram remanejadas algumas doses para outras regiões do país.

Conforme o calendário de vacinação nesta etapa, serão vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. A meta é imunizar cerca de 170 milhões de animais.

No Distrito federal, a prorrogação vale até dia 12 de junho, Rio de Janeiro e Espírito Santo até dia 15. Já Goiás e Sergipe seguem vacinando até o dia 18. Nos demais estados a vacinação continua até o fim de junho.

Cada produtor fica responsável por comprar, armazenar e aplicar a vacina no gado. Além disso, existem alguns protocolos que precisam ser seguidos após a vacinação. É o que explica a coordenadora da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo.

Vale lembrar que na semana passada alguns estados foram reconhecidos internacionalmente como zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

Na semana passada, seis estados brasileiros tiveram o reconhecimento internacional de novas zonas livres de febre aftosa sem vacina. São eles: Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso. Santa Catarina também já havia recebido o certificado.

*com supervisão de Raquel Rodrigues. 

Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo