Anvisa decide não analisar pedido de uso emergencial da Covaxin

Publicado em 25/07/2021 - 17:00 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa encerrou sem analisar o processo que avaliava o pedido de uso emergencial da vacina Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. Esse pedido tinha sido feita pela empresa brasileira Precisa Medicamentos.

Mas a farmacêutica indiana informou que a Precisa não tem mais autorização para representar a Covaxin no Brasil. A decisão foi tomada nesse sábado (24), de forma unânime, pela diretoria colegiada da agência reguladora.

O mérito da solicitação de uso da vacina não chegou a ser analisado. Isso porque a legislação do setor prevê o encerramento do processo quando quem faz o pedido perde a legitimidade para isso.

Na sexta-feira (23), a Anvisa também tinha suspendido os estudos clínicos da Covaxin no país, devido ao fim do contrato da Bharat Biotech com a Precisa. A aplicação da vacina em voluntários brasileiros não chegou a ocorrer.

Edição: Leila Santos/Beatriz Abreu

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo