Aumenta em 30% a presença de animais de companhia em lares brasileiros

Publicado em 31/07/2021 - 12:16 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A administradora de empresas, Bruna Lins conta que decidiu adotar um cachorro durante a pandemia. A busca pelo pet, que  começou nas redes sociais, virou amor à primeira vista logo no primeiro encontro: "Foi a melhor coisa que eu fiz, trouxe alegria para a casa".

Não foi só  Bruna que resolveu adotar um animal de estimação na pandemia. De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia Comac, ligada ao Sindicato da Indústria Veterinária, o número de animais de companhia nos lares brasileiros aumentou cerca de 30% durante a pandemia do novo coronavírus.

Outro dado que chama atenção, é que em  23% dos casos, foi a primeira vez que essas pessoas adotaram um gato ou cachorro. O Médico Veterinário Leonardo Brandão, coordenador da Comac, avalia  que esse aumento  pode ser explicado pelo período de angústia e incerteza que marcou o ano passado.

O estudo traz o perfil de quem mais adotou cachorros: são pessoas que moram sozinhas e principalmente da região sul do país. Casais sem filhos  da região norte, preferiram os gatos. E foram eles, os felinos , os que mais ocuparam espaço nos lares.37 %  das pessoas em geral adquiriram gatos.

Um dado positivo,  segundo  Leonardo Brandão, é que a porta de entrada dos novos melhores amigos foi por meio da adoção.

Mas atenção... !!! Antes de adotar um animal,  faça como David, de 11 anos, lembre-se que além de amor e carinho é preciso ter cuidado e assumir responsabilidade.

A pesquisa da Comac estima que cerca de 10 milhões de animais de companhia foram abandonados durante da pandemia. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que conhecem alguém que abandonou um pet neste período. É bom reforçar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe evidência de que cães e gatos possam transmitir o novo coronavírus para humanos.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Mara Régia

A jornalista, publicitária e radialista, Mara Régia, é uma das vozes mais importantes e reconhecidas da rádio na região Norte do país e foi uma comunicadora pioneira nas questões ambientais e de gênero. 

Baixar arquivo
Esportes

CBAt convoca atletas para o Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona

Oito atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo, quatro no masculino e quatro no feminino. 

Baixar arquivo
Geral

Ciclone extratropical provoca ventania de mais de 90 Km/h no Rio

A cidade do Rio de Janeiro amanheceu esta quinta-feira com ventos fortes, que provocaram queda de árvores, arrastaram grades de proteção de obras e jardins.

Baixar arquivo
Geral

Operação mira grupo miliciano acusado de extorquir comerciantes

De acordo com as investigações, comerciantes do bairro Miguel Couto eram obrigados a pagar R$ 500 todos os meses sob a ameaça de terem seus estabelecimentos fechados.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção sub-21 perde outra vez no Pan-Americano

Jogando ontem contra o México, o Brasil começou na frente, mas permitiu a virada e acabou perdendo por 3 sets a 1.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Gabriel Monteiro pede arquivamento de processo

Vereador é acusado de quebra de decoro parlamentar, após denúncias de assédio sexual.

Baixar arquivo