Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Publicado em 30/07/2021 - 22:01 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em agosto, o consumo de energia elétrica no Brasil terá bandeira tarifária vermelha, patamar 2. A informação foi divulgada no começo da noite desta sexta-feira (30) pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Isso significa que a eletricidade produzida no país vai ter um custo de cerca de R$ 9,49 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional - principalmente, como consequência do baixo índice de chuvas no país. Assim, as usinas hidrelétricas estão com capacidade reduzida de produção de energia - o que obriga o acionamento máximo das usinas termelétricas, que custam mais para produzir eletricidade.

Por isso, a Agência recomenda aos cidadãos brasileiros que procurem economizar o uso de energia elétrica, evitando desperdícios. Algumas dicas para isso incluem a regulagem correta dos chuveiros e diminuição do tempo dos banhos; evitar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; evitar deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo; e utilizar ao máximo a iluminação natural, abrindo as janelas para deixar que a luz do sol ilumine os ambientes.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da energia gerada no Brasil. As cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia vai custar mais ou menos, de acordo com as condições de geração de eletricidade.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo