O Brasil é o 7º maior produtor de motos do mundo, tem quase 34 milhões de brasileiros habilitados, produz quase 1 milhão de unidades por ano e tem uma frota de 9 milhões de motocicletas.
Por conta destes números, a Associação Brasileira da Indústria de Motos (ABRACICLO), instalada no polo industrial de Manaus, que conta com quinze fábricas e emprega mais de quatorze mil pessoas, realizou uma pesquisa de satisfação junto aos consumidores. Dentre as novidades da pesquisa está o crescimento das mulheres em um guidão de uma moto. Hoje são mais de 10 milhões de habilitadas. Este é o caso da segurança Ana Flávia Soares de 35 anos. Ela é integrante de um grupo de motociclistas formada somente por mulheres na cidade de Manaus. Ana Flávia conta que o grupo feminino MotoGirls tem um objetivo de se aventurar em duas rodas.
A formação de grupos de motoqueiros é uma tradição em Manaus. Muitos começaram numa cinquentinha cilindradas, uma das primeiras motos produzidas no Brasil e em Manaus. O empresário amazonense da tecnologia da informação, Erick Araújo, é um desses aficionados pelo veículo de duas rodas. Ele é membro do Moto Clube 299 e a paixão teve início numa fábrica de motos.
O arquiteto o Isaac Zidro, outro motoqueiro do Clube 299, se apaixonou por motos quando viu o filme Top Gun. Desde lá usa a moto para o lazer. Issac reforça que é preciso responsabilidade, prudência e respeito para pilotar uma moto.
Que a prudência e liberdade de pilotar uma moto seja sempre o melhor caminho para os motociclistas brasileiros.