Governo cria Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Ministérios, autarquias e fundações são obrigadas a participar

Publicado em 19/07/2021 - 13:45 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Aumentar a proteção dos dados do governo federal na Internet. Esse é o objetivo da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos. A ideia é, justamente, prevenir ameaças virtuais e aumentar o nível de segurança das informações de órgãos e entidades do governo, além de autarquias e fundações. O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que cria essa rede e o texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19).

Ministérios, autarquias e fundações são obrigadas a participar da rede. Já as empresas públicas e sociedades de economia mista federais e suas subsidiárias poderão aderir ao sistema de maneira voluntária.

De acordo com a Secretaria Geral da Presidência, o aumento das ameaças cibernéticas em todo mundo foi a principal motivação para criação da rede. Ações de proteção de dados governamentais têm sido adotadas em vários países.

O Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República será o responsável pela coordenação da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Liminar suspende greve dos rodoviários do Rio de Janeiro

Sindicato informou que iria acatar a decisão da Justiça do Trabalho, mas que o estado de greve está mantido e que vai tentar derrubar a decisão judicial. Uma das principais reivindicações da categoria é o reajuste de salários.

Baixar arquivo
Geral

Beneficiários da tarifa social terão bandeira verde em dezembro

Com essa bandeira, não há acréscimos na tarifa. Já para os demais consumidores de energia elétrica, a bandeira vigente no período será a de escassez hídrica, que segue valendo até abril de 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Recife investiga surto de lesões na pele que provocam coceira

Até o momento, a secretaria de Saúde local não confirmou qual tipo de doença é. Pelo menos 149 pessoas já foram contaminadas, em seis cidades da região metropolitana do Recife.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo da Ueba mostra riscos cardiovasculares em feirantes informais

A pesquisa avaliou a saúde de 231 desses trabalhadores e mostrou que 42% deles tinham alto risco de doença cardiovascular.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de Salvador cancela festa de Réveillon

Prefeito Bruno Reis ressalta que a decisão foi motivada pelo cenário de incertezas, em meio à pandemia, uma vez que festival que marca a virada do ano na capital baiana costuma reunir, em média, 250 mil pessoas por dia.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores criam proteção que amortece impacto de batidas em postes

O equipamento de proteção, chamado de defensa, é feito de plástico e preenchido com uma mistura de poliuretano e resíduos de pneus; protetor ajuda a diminuir a gravidade dos acidentes nos ocupantes dos veículos que colidem com postes.

Baixar arquivo