Governo de MS decreta estado de emergência por 180 dias

Publicado em 14/07/2021 - 09:47 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo do Mato Grosso do Sul decretou emergência de 180 dias para facilitar as ações de combate aos incêndios florestais na região do Pantanal.

Além dos decretos com foco em incêndios e na seca, pela escassez de chuvas, o governador Reinaldo Azambuja, planeja emitir um terceiro texto focado na geada, que atinge alguns municípios do Estado.

Os incêndios já começaram. As chamas consumiram ao menos 3.750 hectares entre os municípios de Bonito e Jardim, região turística no sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Para ajudar a combater as queimadas no Pantanal, este ano o governo quer focar na prevenção. Na tarde dessa segunda-feira em um evento virtual, o Inmet lançou um aplicativo que integra todos os órgãos federais de meteorologia. Ele funciona em tempo real, emitindo um alerta informando onde tem mais risco de ter incêndio, como explica o diretor do Inmet Miguel Ivan.

Ano passado a região do Pantanal perdeu 26% do seu bioma, que foi consumida pelo fogo. A situação preocupa ainda mais este ano pela escassez das chuvas. A falta de chuvas e a baixa umidade do ar favorecem a propagação das chamas.

Os impactos da destruição do Pantanal também é na área econômica. Na região, 32 mil pequenos negócios na área do turismo, cerca de 3500 pescadores e mais de 20 mil propriedades rurais sofrem com as consequências dos incêndios. Para ativar a economia na região, o ministério da Agricultura lançou o programa Pró-Pantanal, iniciativa do Sebrae e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para a realização de uma consultoria especializada, com o objetivo de identificar desafios e oportunidades do bioma.

Edição: Rimack Souto/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo