Governo de MS decreta estado de emergência por 180 dias

Publicado em 14/07/2021 - 09:47 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo do Mato Grosso do Sul decretou emergência de 180 dias para facilitar as ações de combate aos incêndios florestais na região do Pantanal.

Além dos decretos com foco em incêndios e na seca, pela escassez de chuvas, o governador Reinaldo Azambuja, planeja emitir um terceiro texto focado na geada, que atinge alguns municípios do Estado.

Os incêndios já começaram. As chamas consumiram ao menos 3.750 hectares entre os municípios de Bonito e Jardim, região turística no sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Para ajudar a combater as queimadas no Pantanal, este ano o governo quer focar na prevenção. Na tarde dessa segunda-feira em um evento virtual, o Inmet lançou um aplicativo que integra todos os órgãos federais de meteorologia. Ele funciona em tempo real, emitindo um alerta informando onde tem mais risco de ter incêndio, como explica o diretor do Inmet Miguel Ivan.

Ano passado a região do Pantanal perdeu 26% do seu bioma, que foi consumida pelo fogo. A situação preocupa ainda mais este ano pela escassez das chuvas. A falta de chuvas e a baixa umidade do ar favorecem a propagação das chamas.

Os impactos da destruição do Pantanal também é na área econômica. Na região, 32 mil pequenos negócios na área do turismo, cerca de 3500 pescadores e mais de 20 mil propriedades rurais sofrem com as consequências dos incêndios. Para ativar a economia na região, o ministério da Agricultura lançou o programa Pró-Pantanal, iniciativa do Sebrae e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para a realização de uma consultoria especializada, com o objetivo de identificar desafios e oportunidades do bioma.

Edição: Rimack Souto/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo