Massa de ar frio pode provocar até registro de neve no país

Frente fria só vai embora depois de domingo (1º)

Publicado em 28/07/2021 - 12:05 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Tirar os casacos do armário porque só a região Nordeste é que não está na rota da massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil nesta semana. E essa frente vai despencar as temperaturas em grande parte do país, provocando chuvas, geadas, temperaturas negativas e até um possível registro de neve.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que o frio deve chegar com força a partir desta quarta-feira (28) e só vai embora depois de domingo (1º). As temperaturas mais baixas devem ser registradas nos estados do Sul do país, que podem atingir até 8 graus negativos, em regiões mais altas. A máxima, nesses locais, não chega a 10 graus.

Na região Sudeste também há previsão de temperaturas negativas ao amanhecer, principalmente nesta quinta (29) e sexta-feira (30).

Morgana Almeida, meteorologista do Inmet, afirma que toda a previsão foi passada às defesas civis dos estados para garantir a segurança da população desses locais.

Cidades da região Sul já estão se preparando para o frio. Maringá, Cascavel, Cianorte e Paranavaí montaram abrigos provisórios para proteger pessoas em situação de rua. Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu ampliaram as vagas dos albergues já existentes. Em Ponta Grossa, um ginásio foi adaptado para receber os moradores de rua que fogem do frio.

Até mesmo os locais conhecidos pelas altas temperaturas vão ver os termômetros despencarem. Os moradores de Cuiabá, por exemplo, vão sofrer com frio de 13º C nos próximos dias. Essa massa de ar polar deve interferir na dinâmica do clima até na Amazônia, onde há previsão de frio também. A meteorologia prevê queda brusca de temperatura na porção sudoeste da região, causando o fenômeno da friagem por lá.

O Inmet afirma, ainda, que pode nevar nas serras gaúcha e catarinense. Geadas intensas podem acontecer em toda a região Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de São Paulo.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo