MPRJ e governo do Rio discutem situação de famílias em Itaguaí

Publicado em 05/07/2021 - 12:23 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro e o governo do estado devem se reunir nesta segunda-feira para discutir as medidas necessárias de apoio e atendimento às famílias retiradas de um terreno da Petrobras em Itaguaí, Região Metropolitana da capital. Na última quinta-feira, após determinação da Justiça, a Polícia Militar cumpriu mandado de reintegração de posse na área, ocupada por centenas de famílias no início de maio. Após a remoção, os casebres que serviam de moradia foram derrubados no acompanhamento, batizado de "Campo de Refugiados Primeiro de Maio”.

As pessoas retiradas do local foram encaminhadas para abrigos disponibilizados pela prefeitura de Itaguaí. Cerca de 330 famílias cadastradas estão temporariamente alojadas em duas escolas do município. A informação foi confirmada pelo Ministério Público. 

A Petrobras informou que o mandado de reintegração foi autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça e cumprido com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Itaguaí para garantir uma “desocupação segura e pacífica”.

O processo, no entanto, foi marcado por momentos de tensão. Houve tentativa de negociação para que as famílias deixassem o acampamento, mas as conversas não avançaram. Após resistência dos moradores, policiais chegaram a lançar bombas de efeito moral para entrar no terreno e jatos d'água para dispersar as pessoas. 

A reunião desta segunda-feira acontece após o Ministério Público instaurar inquérito para acompanhar como está sendo prestado o atendimento à essas famílias. O MP também informou que promotores estão, desde o início do processo, fiscalizando o acolhimento disponibilizado para garantir amparo necessário às pessoas que integravam esse acampamento e que vivem em situação de extrema vulnerabilidade.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo