Chuvas deixam ao menos cinco povoados isolados em Roraima

Publicado em 03/08/2021 - 21:24 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em Roraima, pelo menos cinco povoados estão isolados desde a última chuva forte, no mês de maio. No começo de julho, uma portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em nove municípios do estado.

A medida liberou verbas para ações mais urgentes, como detalhou o diretor-executivo da Defesa Civil de Roraima, Cleudimar Ferreira. Num primeiro momento serão ações como assistência humanitária, doação de alimentos e apoio logístico para que os produtos cheguem até a população.  Num segundo momento, serão solicitados recursos para a reconstrução da infraestrutura danificada pelas chuvas.

Nesta quarta-feira (04) Cleudimar Ferreira chega a Brasília para se reunir com autoridades federais e definir como será a etapa de reconstrução da infraestrutura danificada pela chuva. Principalmente estradas e pontes.

De acordo com o diretor-executivo da Defesa Civil de Roraima, o número de pessoas prejudicadas pode chegar a 3 mil. Isso porque alguns serviços públicos, como os de assistência social, não conseguem chegar a essas famílias. Mas, segundo Cleudimar Ferreira, ninguém ficou desabrigado ou desalojado por causa da chuva.

Cleudimar Ferreira disse que não é comum ter chuva intensa nessa época do ano no estado. Ele afirmou que o fenômeno eleva o nível dos rios e dificulta a execução das obras de reconstrução.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de mais chuva em Roraima, pelo menos até o próximo fim de semana.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Rio define metas de aprendizagem nas escolas municipais

A partir de agora, cada escola da rede municipal terá um agente de acompanhamento, responsável por executar o plano de ação e as estratégias traçadas pela Prefeitura

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa da UFAP estuda benefícios de plantas na saúde da mulher

Plantas medicinais usadas por comunidades tradicionais no tratamento de distúrbios menstruais e infecções ginecológicas podem contribuir como recursos alternativos complementares em prol da saúde da mulher. 

Baixar arquivo
Esportes

Abner Teixeira é eleito para Comissão de Atletas de Boxe

Abner Teixeira, medalhista olímpico na categoria mais de 91 quilos, foi eleito esta semana entre 26 candidatos de diversos países juntamente com mais 9 boxeadores.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional celebra 64 anos com programa direto do Parque da Cidade

Em celebração aos 64 anos da Rádio Nacional de Brasília será realizado um programa direto do Parque da Cidade neste sábado, dia 28 de maio, três dias antes do aniversário da emissora.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo