Governador do Rio pede que Palácio Capanema não vá a leilão

Publicado em 19/08/2021 - 21:51 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governador Cláudio Castro esteve nesta quinta-feira em Brasília, com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para tratar da retirada do Palácio Capanema da lista de prédios públicos que poderiam ir à leilão. Em nota, o governo afirmou que o ministro se comprometeu em levar a demanda ao Ministério da Economia.

Inaugurado em 1945, o Palácio, localizado no centro da capital fluminense, é um marco da arquitetura moderna. Projetado por Lúcio Costa, contou com a colaboração de Oscar Niemeyer e outros grandes nomes da arquitetura, além da consultoria do francês Le Corbusier. O prédio conta ainda  com jardins de Roberto Burle Marx, escultura de Bruno Giorgio e painel de azulejos de Candido Portinari.

A notícia de que o Palácio Capanema teria sido incluído na lista de imóveis que seriam vendidos gerou forte reação de entidades da área e de defesa do patrimônio cultural do país.

Em uma reunião nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), o governador Claudio Castro e o presidente da Casa, Andre Ceciliano, afirmaram que, caso seja mantida a intenção de venda, podem se colocar para a compra do imóvel.

Nesta sexta-feira está previsto um ato em defesa da preservação do Palácio Capanema como um bem público.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Guarulhos revoga decreto que suspendia servidores não vacinados

Uma portaria da Câmara Municipal de Guarulhos cancelou os efeitos decreto que suspendia o contrato de trabalho de 137 servidores entre concursados, vereadores e comissionados.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção feminina de futebol empata amistoso com a Austrália

Com gols de Érika e Debinha, as brasileiras conseguiram a igualdade após estarem perdendo por 2 a 0. A partida foi realizada no Commbank Stadium, em Sydney, na Austrália.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro decide hoje sobre flexibilização do uso de máscaras

A Assembleia Legislativa deve votar, hoje à tarde,  projeto de lei que autoriza o governo fluminense e as prefeituras a flexibilizarem o uso de máscara.

Baixar arquivo
Economia

Com novo aumento, gasolina acumula alta de 73% em 2021

Com o novo aumento começa a valer a partir de hoje, a gasolina acumula alta de 73% no ano e o diesel em 65,3%. Segundo a Petrobras, os reajustes nos preços garantem que o mercado continue sendo atendido e sem riscos de desabastecimento.

Baixar arquivo
Economia

Pecuária de corte segue em alta apesar da crise, aponta Embrapa

Em 2020, o Brasil se tornou o maior exportador de carne bovina, com cerca de 2 milhões de toneladas.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra quadrilha que assaltou bancos no interior de MG

Agentes federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais cumprem hoje seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão, que têm como alvo uma organização criminosa, especializada em roubos a bancos.

Baixar arquivo