Greve paralisa três linhas de trens em São Paulo

Prefeitura de SP suspendeu rodízio de veículos

Publicado em 24/08/2021 - 13:57 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A paralisação de três linhas de trens que fazem a conexão da zona leste e norte, ligando cidades da região metropolitana de São Paulo como Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano até a capital, trouxe transtornos para os paulistanos nesta terça-feira (24). 

Os que encontraram as estações fechadas pela manhã tiveram que buscar o aplicativo de transporte para ir ao trabalho ou usar os ônibus do sistema Paese, o plano de contingencia da SPTrans em que os ônibus são acionados para fazer o mesmo trajeto das linhas de trens paralisadas.

Na capital, a prefeitura suspendeu o rodízio de veículos, mas não houve grandes reflexos no transito. A Companhia de Engenharia de Tráfego registrou durante a manhã 2,9% das vias congestionadas, dentro da média para o dia e o horário.

O sindicato que representa os trabalhadores das três linhas de trens reivindica a reposição de perdas salariais decorrentes da inflação de 2020 e pagamento retroativo de 18 meses do período sem reajuste já em agosto. No entanto, a proposta da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi de pagamento de 4% de reajuste retroativo em fevereiro de 2022, proposta que foi recusada pela assembleia na noite de ontem.

A CPTM, por sua vez, afirmou em nota que lamenta a decisão sobre a greve e que enquanto trabalhadores no Brasil perdem emprego e renda, a Companhia tem mantido salários e benefícios aos trabalhadores rigorosamente em dia.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo