Resíduos domiciliares e de limpeza urbana registram alta na pandemia

Número de materiais reciclados também cresceu em 2020

Publicado em 03/08/2021 - 15:30 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Se os passeios e alguns tipos de consumo diminuíram por causa da pandemia, o lixo produzido pela população em quarentena aumentou. É o que aponta o panorama realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

De acordo com a pesquisa, resíduos domiciliares e de limpeza urbana tiveram aumento médio de 10% no país no ano passado. Também cresceu o número de materiais recicláveis coletados, num aumento médio de 25%.

O presidente da Abrelpe, Carlos Silva, explica essas mudanças num período tão complexo.

A pesquisa faz ainda uma análise dos últimos dez anos, período de existência da Lei 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010 e que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com o panorama, a geração total de resíduos sólidos aumentou cerca de 19% no país, com um crescimento de 9% no índice de geração por pessoa. A região Sudeste é a que mais contribui com os resíduos, gerando quase 50% de todo material descartado.

A Associação projeta que até 2050 deve dobrar a quantidade de resíduos sólidos, na comparação com 2019. Para o mesmo período, a projeção de crescimento populacional esperado é de 12%, o que evidencia a influência decisiva no componente de perspectiva econômica, com aumento do PIB e do poder aquisitivo.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo