RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Seis vereadores são suspeitos de envolvimento no esquema

Publicado em 05/08/2021 - 11:25 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro realiza nesta quinta-feira (5) uma operação contra um esquema de fraudes em licitações na área de limpeza urbana do município de Carmo, na Região Serrana do estado. De acordo com balanço parcial do MP, até o início da manhã, oito pessoas foram presas.

A terceira fase da Operação Chorume busca cumprir um total de 11 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital. A ação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência.

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Essa não é a primeira vez que a força-tarefa cumpre mandados de prisão contra autoridades em Carmo. Em março, durante a segunda fase da operação, o ex-prefeito Paulo César Gonçalves Ladeira foi preso em flagrante. Ladeira foi denunciado por crimes contra a lei de licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

As investigações demonstraram, ainda de acordo com o MP, que duas empresas obtiveram contratos superfaturados de limpeza urbana com a prefeitura, entre 2017 e 2020, período em que Paulo César Ladeira esteve à frente do executivo municipal. 

O grupo, formado por empresários, integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo, é apontado como responsável por um prejuízo estimado, até o momento, em R$ 40 milhões. 

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunizações completa 48 anos

Nos últimos meses quando se fala em Programa Nacional de Imunizações, o PNI, vem logo à mente a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo que atinge a Chapada dos Veadeiros já consumiu 15,5 mil hectares

O incêndio que começou no último domingo, 12 de setembro, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, continua ativo em duas frentes na região. Ao todo, o fogo já consumiu uma área de Cerrado equivalente a mais de 15,5 mil hectares.

Baixar arquivo