Aneel alerta sobre riscos de incêndios perto de linhas de transmissão

Publicado em 16/09/2021 - 12:46 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

É incêndio? Ligue para 193. Este é o apelo da campanha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o risco de incêndios perto das linhas de transmissão. De maio a outubro, os incêndios estão entre as principais causas de desligamento forçado no sistema de transmissão de energia.

O diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, aponta as queimadas como a maior preocupação da agência.

“Um tipo de desligamento que sempre nos preocupou são aqueles decorrentes de queimadas. Principalmente no segundo semestre de cada ano, particularmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, em função do agravamento do período seco do maior carregamento do sistema de transmissão neste período”, disse. 

Um decreto de 1998 proíbe atear fogo em faixa de 15 metros de distância das linhas de transmissão de eletricidade e a 100 metros ao redor das subestações de energia. Sandoval Feitosa também citou algumas ações que ajudam na prevenção do problema.

“Explicar às comunidades e envolvê-las com ações preventivas nas linhas de transmissão, evitar realizar queimadas próximas dessas linhas, explicar às crianças a importância das linhas para a vida de todos. Todas essas ações contribuirão para evitar os desligamentos nas linhas de transmissão”, afirmou.

Outras medidas preventivas são: não deixar restos de plantações na beira da estrada; fazer aceiros ao redor das casas, currais e celeiros; apagar pontas de cigarros antes de jogá-las em lixeiras; e, principalmente, se avistar fumaça ou algum foco de incêndio, avisar imediatamente os bombeiros pelo telefone 193.

* Com supervisão de Nádia Faggiani.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relatório final da CPI da Pandemia será lido nesta quarta-feira

A CPI da Pandemia encerrou a fase dos depoimentos e nesta quarta será lido o relatório final pelo relator, senador Renan Calheiros.

Baixar arquivo
Geral

Latam suspende transporte aéreo de animais de grande porte

A decisão veio após a morte de um cão da raça American Bully, neste mês, em um voo de São Paulo para Aracaju.

Baixar arquivo
Geral

Hipermercado causa constrangimento na venda de carne em São Paulo

Na rede de hipermercado Extra na periferia da capital paulista, o cliente depois de pesar a carne no açougue sai sem o produto, apenas com a etiqueta do preço, e retorna para buscar após o pagamento.

Baixar arquivo
Cultura

Estimular a criatividade é o caminho para brincar, diz pesquisadora

Corda. Pique esconde. Skate. Bola. Cada criança tem uma preferência, mas todas elas gostam e precisam brincar. Mas será que os pequenos estão brincando mesmo?

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade vai as finais de três provas no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conseguiu vaga para as finais nas paralelas, onde se classificou com a melhor nota, e também na trave e no salto. Hoje, a partir das 21h20, entram em ação no mundial Caio e Arthur Nory.

Baixar arquivo
Política

Presidentes do Brasil e da Colômbia se reúnem e debatem Amazônia

Iván Duque e Jair Bolsonaro se encontram nesta terça-feira (19), em Brasília,  e disseram que os dois países estarão juntos nas discussões sobre a Amazônia durante a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima, a COP 26, que começa em Glasgow, na Escócia, no fim de outubro.
 

Baixar arquivo