Aneel: geração de energia elétrica aumentou 795 MW em agosto

Publicado em 06/09/2021 - 20:02 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A capacidade do Brasil de produzir energia elétrica aumentou em 795,98 MW (megawatts) de potência no mês de agosto. Essa expansão registrada pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, foi a maior desde março de 2020 e é o suficiente para abastecer quase um milhão de pessoas.

Esse aumento é atribuído pela Aneel a um pico na quantidade de usinas geradoras que foram liberadas pela agência no mês passado.

Cerca de 80% da energia produzida por essas novas usinas vem de fontes eólicas, hídricas e solares — que não emitem gases do efeito estufa, como é o caso das termelétricas.

Desde o começo do ano, o Brasil expandiu sua capacidade de produção elétrica em mais de 3 mil MW. Desse total, 65% é proveniente de fontes eólicas, 18% de usinas termelétricas, 14% de usinas solares e 3% de fontes hidráulicas.

Segundo a Aneel, os estados que registraram o maior acréscimo na capacidade de geração foram: Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul. A agência registrou a inauguração de novas usinas em 17 estados brasileiros.

Ao todo, o país soma 177 mil MW de potência em capacidade de geração elétrica. 75% desse total tem origem em usinas consideradas sustentáveis.

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Bahia exige comprovante de vacinação em serviços de atendimento

A medida, publicada no Diário Oficial , exige que cada pessoa no estado que precise dos serviços do SAC, Detran e SineBahia apresente o cartão de vacinação devidamente preenchido ou baixe o aplicativo ConecteSUS, onde é possível ter acesso a um certificado digital de imunização contra Covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo
Saúde

TCU recomenda que governo exija cartão de vacinação para estrangeiros

A decisão do TCU sobre o passaporte da vacina é semelhante à da Anvisa, que também pediu cobrança de prova de vacinação para estrangeiros em visita ao Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

Lanchonetes, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings centers e centros comerciais terão que exigir dos consumidores a apresentação do comprovante da vacina.

Baixar arquivo