Círio de Nazaré não fará procissão pelas ruas pelo 2º ano consecutivo

Publicado em 10/09/2021 - 15:55 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Círio de Nazaré, uma festa religiosa que acontece todo ano em Belém, capital do Pará, não vai fazer procissões nas ruas pelo segundo ano consecutivo.

Falta um mês para um dos maiores eventos religiosos do Brasil e do mundo, conhecido pelas procissões que carregam multidões de romeiros de todo o estado do Pará e também de outras regiões do país.

Devido às enormes aglomerações que provoca, o Círio que homenageia a Nossa Senhora de Nazaré será restrito neste ano a missas com até 30% da capacidade, além da exposição da berlinda com a imagem da santa. 

O coordenador da diretoria do Círio, Albano Martins, afirmou que mesmo com o avanço da vacinação ainda não será possível realizar as procissões neste ano. 

A organização da Festa de Nazaré completou, porém, que toda essa programação já prevista ainda está sujeita a alterações.

Mesmo com as restrições, a secretaria de turismo do Pará e o Departamento Intersindical de Estatística, o Dieese do Pará, estimam que 30 mil turistas devem chegar a Belém neste ano, contra 83 mil registrados em 2019, antes da pandemia.

Em 2020, mesmo com as restrições ao público, o Dieese calculou que 100 mil pessoas estiveram nas ruas de Belém, cerca de 5% dos 2 milhões já registrados antes da pandemia.

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo