Começam as celebrações da Semana Nacional do Transito

Publicado em 17/09/2021 - 08:20 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mostrar que todos são responsáveis pela proteção da vida é o objetivo da Semana Nacional do Trânsito deste ano. Ações em todo o país querem conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, pedestres e ciclistas.

A iniciativa ocorre todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro; e, na edição deste ano, tem como tema: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

No Distrito Federal, as atividades começam um dia antes, nesta sexta-feira, no Museu da República. Estão previstas palestras com foco na segurança no trânsito, atividades com jogos educativos e apresentações artísticas.

Estão programadas também ações em escolas de diferentes Regiões Administrativas e um passeio ciclístico, na quarta-feira, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro.

Além disso, serão premiados trabalhos relacionados à educação no trânsito.

Segundo o diretor de Educação do Detran do Distrito Federal, Marcelo Granja, a ideia da semana é mostrar a importância de atitudes individuais para garantir a todos um trânsito seguro.

De janeiro a agosto deste ano, o Distrito Federal registrou 89 acidentes, que terminaram com 95 vítimas fatais, principalmente pedestres e motociclistas. Marcelo Granja explica que há uma atenção maior para esses públicos por causa da vulnerabilidade deles no trânsito. Mas, depois da pandemia, os ciclistas também se tornaram foco, já que houve um aumento no número de bicicletas nas ruas de Brasília.

Nesta semana, o governo federal aprovou a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que pretende reduzir pela metade o total de mortes de trânsito no país nos próximos dez anos.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo