Começam as celebrações da Semana Nacional do Transito

Publicado em 17/09/2021 - 08:20 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mostrar que todos são responsáveis pela proteção da vida é o objetivo da Semana Nacional do Trânsito deste ano. Ações em todo o país querem conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, pedestres e ciclistas.

A iniciativa ocorre todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro; e, na edição deste ano, tem como tema: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

No Distrito Federal, as atividades começam um dia antes, nesta sexta-feira, no Museu da República. Estão previstas palestras com foco na segurança no trânsito, atividades com jogos educativos e apresentações artísticas.

Estão programadas também ações em escolas de diferentes Regiões Administrativas e um passeio ciclístico, na quarta-feira, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro.

Além disso, serão premiados trabalhos relacionados à educação no trânsito.

Segundo o diretor de Educação do Detran do Distrito Federal, Marcelo Granja, a ideia da semana é mostrar a importância de atitudes individuais para garantir a todos um trânsito seguro.

De janeiro a agosto deste ano, o Distrito Federal registrou 89 acidentes, que terminaram com 95 vítimas fatais, principalmente pedestres e motociclistas. Marcelo Granja explica que há uma atenção maior para esses públicos por causa da vulnerabilidade deles no trânsito. Mas, depois da pandemia, os ciclistas também se tornaram foco, já que houve um aumento no número de bicicletas nas ruas de Brasília.

Nesta semana, o governo federal aprovou a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que pretende reduzir pela metade o total de mortes de trânsito no país nos próximos dez anos.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo após denúncia do MP

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi afastado do cargo, na manhã de hoje, acusado de improbidade administrativa e de praticar ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde.

Baixar arquivo
Política

Relatório final da CPI da Pandemia será lido nesta quarta-feira

A CPI da Pandemia encerrou a fase dos depoimentos e nesta quarta será lido o relatório final pelo relator, senador Renan Calheiros.

Baixar arquivo
Geral

Latam suspende transporte aéreo de animais de grande porte

A decisão veio após a morte de um cão da raça American Bully, neste mês, em um voo de São Paulo para Aracaju.

Baixar arquivo
Geral

Hipermercado causa constrangimento na venda de carne em São Paulo

Na rede de hipermercado Extra na periferia da capital paulista, o cliente depois de pesar a carne no açougue sai sem o produto, apenas com a etiqueta do preço, e retorna para buscar após o pagamento.

Baixar arquivo
Cultura

Estimular a criatividade é o caminho para brincar, diz pesquisadora

Corda. Pique esconde. Skate. Bola. Cada criança tem uma preferência, mas todas elas gostam e precisam brincar. Mas será que os pequenos estão brincando mesmo?

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade vai as finais de três provas no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conseguiu vaga para as finais nas paralelas, onde se classificou com a melhor nota, e também na trave e no salto. Hoje, a partir das 21h20, entram em ação no mundial Caio e Arthur Nory.

Baixar arquivo