Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Publicado em 18/09/2021 - 16:28 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

O documento altera outro decreto de 2018 e permite à Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, fazer novos compromissos para expansão da cobertura de redes de acesso móvel e fixa, como a banda larga.

Os novos compromissos que a Anatel pode firmar para ampliar a cobertura podem ser feitos por meio de termos de ajustamento de condutas, de autorizações de uso de radiofrequência ou de atos regulatórios em geral.

Até então, esses compromissos firmados pela Anatel eram direcionados apenas para investimentos em capacidade, como a instalação de fibras óticas.

O decreto também retirou a exclusividade da Telebrás na implementação de redes privativas de comunicação na Administração Pública Federal. Com isso, outros órgãos públicos ou empresas privadas poderão prestar esse serviço. As redes privativas são consideradas mais seguras em relação a vazamento de dados.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entrevista é Nacional: brasileira está entre as mais influentes da ONU

O trabalho de Clara Marinho em alinhar o orçamento público às políticas de raça, pelo combate à desigualdade, fez com que ela fosse reconhecida pela ONU como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo em 2021.

Baixar arquivo
Economia

Cai tempo médio para abertura de empresas no país

O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil agora é de menos de dois dias. A marca foi alcançada em setembro e é inédita, segundo o Ministério da Economia. Dois anos atrás, uma nova empresa demorava quatro dias, em média, para ser aberta.

Baixar arquivo
Política

Especialista alerta que propaganda eleitoral antecipada é ilegal

A proximidade das eleições não significa que os possíveis candidatos já possam sair por aí pedindo votos. O calendário definido pelo TSE define que esse tipo de ação só poderá ser feita a partir do dia 5 de julho de 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Entenda a importância do diagnóstico precoce do autismo

O Transtorno do Espectro Autista está ligado ao desenvolvimento neurológico. Existem várias formas de manifestação do transtorno classificadas em leves, moderadas e severas. Diagnóstico rápido propicia estimulações precoces à criança autista.    

Baixar arquivo
Geral

Premiação vai dar R$ 20 mil para melhor iniciativa voluntária no país

Estão abertas as inscrições para o prêmio Prudential Espírito Comunitário 2021. A premiação vai oferecer bolsas de estudo sobre empreendedorismo social e reconhecer ações de jovens voluntários de todo Brasil. 

Baixar arquivo